Publicidade
Botão de Assistente virtual
Opinião Opinião

Janeiro Branco

Por Angela Berthon
Publicado em: 26.01.2022 às 03:00 Última atualização: 26.01.2022 às 10:20

O mês de janeiro levanta a bandeira de uma campanha extremamente importante, a saúde mental. E a pergunta é possível ter saúde mental no contexto em que vivemos? A resposta tem sido constantemente procurada por muitos que estão sofrendo com este período de pandemia. Apesar do nosso país sempre ser reconhecido por suas festas e um clima de alegria, mesmo antes da pandemia ele já ocupava o oitavo lugar no ranking da OMS em número de suicídios por ano, o que revela um cenário alarmante e que inspira muitos cuidados, pois este indicador reflete a fragilidade de nossa saúde mental. Possuímos uma alta estatística de casos de depressão e ansiedade. Sabemos que Rivotril vende bem no país. Um considerável número de pessoas que já retomaram suas rotinas de trabalho, estudo e até mesmo de lazer, que até alguns meses atrás não seriam possíveis, por conta do fechamento de praias, shoppings e demais espaços de entretenimento público.

Porém, muitas pessoas ainda estão em isolamento (total ou parcial) e enfrentam grandes consequências pelos impactos deste momento. Independente de estar ou não em isolamento, em todos os públicos, o adoecimento psíquico cresce de tal maneira, que concorre com as densas estatísticas relacionadas à Covid-19. E este processo pode deixar marcas profundas a longo prazo. As questões socioeconômicas, desemprego em alta, problemas políticos, a intensa carga de notícias relacionadas ao Coronavírus, contribuíram para um adoecimento mental coletivo. O grande desafio, não consiste em evitar a dor, o sofrimento, e os pensamentos acelerados, mas em saber lidar com eles de maneira que os agentes externos não tenham tanto poder e influência sobre nossa saúde mental.


O artigo publicado neste espaço é opinião pessoal e de inteira responsabilidade de seu autor. Por razões de clareza ou espaço poderão ser publicados resumidamente. Artigos podem ser enviados para opiniao@gruposinos.com.br
Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.