Publicidade
Notícias | Rio Grande do Sul CONGELANTE

Prepare-se! Próximas horas prometem nova onda de frio e mais neve

A previsão é de que entre os dias 29 e 31 as temperaturas mínimas ficarão entre -6ºC e -8ºC em áreas de maior altitude

Publicado em: 28.07.2021 às 20:24 Última atualização: 28.07.2021 às 20:39

Várias cidades gaúchas registraram neve nesta quarta-feira (28) (clique aqui para saber mais). Gramado e Canela, na Serra, registraram ainda chuva congelada na tarde de hoje atraindo a atenção de moradores e turistas. Contudo, a previsão aos gaúchos é de mais frio nas próximas horas e ao longo da quinta-feira (29), com chance de neve nas Serras Gaúcha e Catarinense novamente.

Área central de Canela Foto: Cristiano da Cruz / Especial
A meteorologista do Morgana Almeida, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) informa que, eventualmente, em áreas de maior altitude, entre os dias 29 e 31, as temperaturas mínimas ficarão entre -6ºC e -8ºC. "Teremos, pelo menos durante três dias consecutivos, temperaturas máximas inferiores a 10ºC na Região Sul", disse.

O Inmet acrescenta que a presença de um ciclone extratropical no Oceano Atlântico intensificará os ventos no litoral da Região Sul e também favorecerá a incursão de umidade nas serras gaúcha e catarinense. "A combinação de umidade com o ar frio poderá favorecer a ocorrência de chuva congelada e/ou queda de neve nas áreas de maior altitude", acrescenta a meteorologista. 

Gramado registra neve nesta quarta-feira (28) Foto: Juliana Andrade/ Agência Brasil

Saiba onde nevou nesta quarta-feira

Neve no Centro de São Francisco de Paula Foto: Carolina Andriola/Especial
De acordo com a MetSul Meteorologia, até as 19 horas desta quarta, a neve ou chuva congelada foi registrada nos seguintes pontos do Rio Grande do Sul:

Fronteira com Uruguai
Campanha
Sul
Costa Doce
Serra do Sudeste
Centro
Centro-Serra
Planalto Médio
Serra
Aparados
Alto Jacuí
Litoral Sul
Vales 

Entenda a diferença

De acordo com meteorologistas, chuva congelada e neve são fenômenos diferentes. No caso da neve, trata-se de uma precipitação de cristais de gelo translúcidos e brancos, formados pelo congelamento do vapor d'água suspenso na atmosfera, em geral em formato hexagonal. Já a chuva congelada normalmente antecede a precipitação de neve e se assemelha a um granizo pequeno, que cai e salta, podendo fazer barulho.


*Com informações Inmet, MetSul e Agência Brasil

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.