Publicidade
Notícias | Rio Grande do Sul Controle

Trensurb inicia bloqueio sanitário para testar Covid-19 em passageiros

Por 30 dias, usuários do trem terão controle de temperatura feito por câmera térmica; também devem ser realizados testes aleatórios em 10% dos passageiros

Publicado em: 22.06.2021 às 13:39 Última atualização: 22.06.2021 às 13:42

A partir desta quarta-feira (23), a Estação Mercado da Trensurb irá receber a instalação de um bloqueio sanitário com o objetivo de realizar testes para Covid-19 em passageiros que desembarcam em Porto Alegre. O bloqueio contará com o uso de uma câmera térmica capaz de verificar a temperatura corporal e uma estrutura para realização de testagem rápida dos usuários do metrô.

Imagem captada por câmera térmica instalada na estação apresenta medição da temperatura corporal Foto: Trensur/ Divulgação

Leia todas as notícias sobre a pandemia

A ação terá duração inicial prevista de 30 dias, a ação é uma iniciativa da administração municipal da capital em parceria com a Trensurb, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Com a tecnologia da câmera térmica, em 30 minutos, podem ser feitas cerca de 5 mil medições de temperatura corporal. Além disso, o equipamento, cedido para testes pelo Grupo Amper, é capaz de verificar informações como utilização de máscara, gênero e idade do passageiro.

As imagens da câmera serão controladas por empregados da Trensurb na Estação Mercado. Aqueles que apresentarem alta temperatura corporal devem ser abordados e encaminhados para um teste rápido de Covid-19, feito pela Secretaria da Saúde de Porto Alegre em parceria com a UFCSPA, dentro da própria estação.

Além disso, também devem ser realizados testes aleatórios nos passageiros, buscando contemplar até 10% dos usuários que desembarcam na estação. Caso teste positivo, o indivíduo será encaminhado para atendimento médico.

A câmera térmica está em testes na Estação Mercado desde maio. A tecnologia já é utilizada nos metrôs de São Paulo e Salvador. No Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, também está sendo realizada uma barreira sanitária pela Prefeitura de Porto Alegre e órgãos parceiros.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.