Publicidade
Notícias | Rio Grande do Sul Investigação do MP

Agente penitenciário comandava esquema de entrega de celulares a detentas ligadas a facções

Penitenciária feminina de Guaíba é alvo de operação na manhã desta terça-feira

Publicado em: 22.06.2021 às 08:54

Um esquema de negociação e fornecimento de celulares a detentas é alvo de operação do Ministério Público (MP/RS) na manhã desta terça-feira (22) no Estado. A investigação aponta que agente penitenciário comandava a ação que beneficiava líderes da casa prisional ligadas a facções criminosas. 

Hoje, o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), com o apoio da Corregedoria-Geral e Inteligência da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), cumpriu mandados de busca e apreensão na Penitenciária Estadual Feminina de Guaíba Julieta Balestro. A Operação Vis a Vis faz parte de uma investigação para coibir crimes de corrupção praticados contra a administração pública.

Conforme os promotores de Justiça Ana Carolina de Quadros Azambuja e Roberto José Taborda Masiero, do Gaeco – Núcleo Região Metropolitana e Litoral, além de propiciar vantagens a elas, o servidor também teria feito transferências internas de modo que algumas apenadas protegidas por ele pudessem dominar determinadas galerias.

Durante a Operação Vis a Vis, que teve também a participação do secretário-executivo do Gaeco, promotor de Justiça João Afonso Silva Beltrame, foram apreendidos celulares, drogas e documentos que possam ter relação com as condutas delituosas supostamente praticadas pelo investigado.

O nome da ofensiva faz alusão à série espanhola de mesmo nome, ambientada em uma penitenciária feminina.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.