Publicidade
Notícias | Rio Grande do Sul Ensino Superior

UFRGS usará nota do Enem de outros vestibulares para ingresso ainda no 1º semestre

Decisão foi tomada nesta manhã pelo Conselho Universitário; instituição prevê realização de vestibular para entrada no segundo semestre letivo de 2021

Publicado em: 23.04.2021 às 12:12 Última atualização: 23.04.2021 às 12:14

. Foto: UFRGS / Ramon Moser / Divulgação
O Conselho Universitário (Consun) da UFRGS aprovou, nesta sexta-feira (23), alterações nas formas de ingresso nos cursos de graduação para o primeiro e segundo semestre de 2021. A universidade vai permitir o uso das notas dos últimos quatro anos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e de vestibulares anteriores para ingresso de estudantes no ano letivo de 2021, previsto para começar em agosto. 

Já para ingresso no segundo semestre letivo, previsto para início em 2022, está prevista a realização do  tradicional vestibular, suspenso este ano por conta da pandemia. 

A decisão do Consun leva em conta a situação emergencial e o caráter excepcional para a ocupação de vagas apenas em 2021.

As informações sobre inscrições na seleção para 2021/1 serão publicadas em breve.

Com o CPF do candidato inscrito, a UFRGS coletará as notas disponíveis e fará o recálculo para identificar o melhor conceito de cada candidato. Serão desconsideradas eventuais ausências, desqualificações pela falta de nota mínima ou inexistência de notas em algum ano, a fim de não prejudicar o candidato

No caso do Enem, seguirá o mesmo índice mínimo de 450 pontos nas provas objetivas e 500 na redação. Posteriormente será publicado o edital dessa seleção excepcional em www.ufrgs.br.

Ingresso em 2021/2

Para o ingresso em 2021/2, a Universidade reservou o prazo de cinco meses de antecedência mínima do início do semestre para a divulgação do edital do vestibular presencial.

Na impossibilidade de realização do concurso no segundo semestre, a UFRGS aprovou o uso do mesmo sistema já aprovado para 2021/1.

A partir dessa definição, o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) divulgará em breve o Calendário Escolar 2021 – lembrando que, por causa da pandemia, o semestre 2020/2 termina apenas em 29 de maio.


Casos específicos

No caso do curso de Música, que possui prova de habilitação específica, foi confirmada a realização da prova de forma virtual e possibilidade de utilização de aprovação em anos anteriores no mesmo período já estipulado, nos Vestibulares de 2017 a 2020. Cursos com ingresso em apenas um semestre poderão realizar a redistribuição de vagas nos dois semestres, como forma de se adequar às novas possibilidades de ingresso.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.