Em vídeo gravado e publicado nas redes sociais, o deputado federal Bibo Nunes (PSL) aparece ao lado do homem que seria o responsável por contratar os carros de som que circularam pelos bairros de Novo Hamburgo com mensagem antivacina. Na publicação, Elácio Hugendobler se apresenta como empresário e diz que a ideia surgiu para esclarecer e tirar a dúvida das pessoas. “Nós temos o direito, os pais de todo o Brasil têm direito de decidir se vão vacinar os filhos ou não”, argumentou no vídeo.
No vídeo divulgado pelo deputado federal, outros apoiadores da iniciativa aparecem com o empresário e o parlamentar. Na publicação gravada, Bibo Nunes diz “viu só, nada demais. Não aconteceu nada. Eu fico chateado, como cidadão, Solange, vocês todos que aqui estão, lutando por levar simplesmente verdade para as pessoas e acabam se incomodando. Mas nós não vamos desistir da luta! Vamos continuar lutando!”.
Indiciamento por furto
O empresário esteve envolvido em outra polêmica recente em Novo Hamburgo. Ele é apontado como um dos líderes da invasão à Câmara de Vereadores no dia 15 de setembro de 2021. Na época ocorria a votação da nova planta imobiliária do Município com reajuste nos valores do IPTU. O empresário foi indiciado pela Polícia Civil por furto de um equipamento de som.
Defensor do presidente da República Jair Bolsonaro, em 2020 Elácio Hugendobler chegou a se lançar pré-candidato a vereador pelo PRTB, mas não disputou o pleito. Ainda em setembro, ele e a esposa confirmaram ao Jornal NH que ajudaram a bancar os custos da viagem de apoiadores de Bolsonaro para os atos de 7 de setembro que ocorreram em Brasília.