Publicidade

Exame avalia a resposta imune do organismo após vacina contra Covid

Procedimento que indica a quantidade de anticorpos neutralizantes no organismo é sugerido a pessoas que já se vacinaram e também para quem contraiu o vírus

Grupo Sinos 360 | Branded Content
Conteúdo produzido em parceria com Laboratório Fleming

Um exame vem ajudando a buscar respostas para uma indagação frequente desde que a vacinação contra a Covid-19 começou. Muitos têm se perguntado se é possível saber o nível de imunidade que cada indivíduo desenvolve para essa doença após a vacina.

Embora ainda não exista uma resposta totalmente concreta, há um bom caminho sugerido pelos especialistas: a realização do chamado exame de anticorpos neutralizantes. Ele permite avaliar a resposta imune do organismo após a vacina, podendo também ser feito por quem foi infectado com o vírus.

Na região do Vale do Sinos, o Laboratório Fleming oferece esse exame. O diretor Técnico da empresa, Márcio de Conto, explica que o procedimento, por meio de coleta de sangue, é feito para quantificar a resposta imune do organismo após a vacina e também para identificar se a pessoa já entrou em contato com o vírus. Tecnicamente, explica o diretor, os anticorpos neutralizantes produzidos pelo organismo têm a capacidade de bloquear a entrada do vírus na célula.

Veja mais detalhes e vídeo especial em fleminglab.com.br/covid19

Márcio salienta que o resultado com dosagem elevada não significa necessariamente que a pessoa está imune. ‘‘Não estabelecemos um nível ideal de anticorpos neutralizantes que possa nos garantir imunidade, mas sabemos que a presença dele nos dá mais segurança’’, explica, acrescentando: ‘‘Tanto o sistema imune quanto o vírus são muito complexos e a defesa do organismo depende de grande variedade de fatores.’’

SAIBA MAIS

Em parceria com o Laboratório Fleming, elaboramos um guia com informações relevantes para você entender melhor como funciona o exame de anticorpos neutralizantes.

Características
É um exame quantitativo por quimioluminescência, feito por meio de coleta de sangue, que informa a dosagem de anticorpos neutralizantes presentes no organismo.

Objetivo
Saber se a pessoa desenvolveu os chamados anticorpos neutralizantes.

Prazo do Resultado
No mesmo dia para coletas feitas até às 13 horas. Para coletas após às 13 horas, os resultados saem no mesmo dia ou no próximo dia útil.

Precisão
CONSIDERADO DE ALTÍSSIMA SENSIBILIDADE E ESPECIFICIDADE

Quando fazer
Recomendado a partir de 21 dias depois da segunda dose da vacina para maior sensibilidade. Nos casos de pessoas que foram infectadas, a sugestão é a partir do 14o dia da suposta infecção. Ou, em ambos os casos, de acordo com orientação médica.

Necessidade de pedido médico
Sem necessidade de pedido médico para pagamento do exame de forma particular.

O que diz a Anvisa
Na Nota Técnica 33/2021, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), no item de análise, destaca:

‘‘Um vírus pode produzir resposta imune multifatorial incluindo, dentre outras ações, a participação de diferentes anticorpos que vão atuar em conjunto para combater a infecção viral. No entanto, apenas uma fração desses anticorpos é capaz de realizar a neutralização do vírus e impedir a infecção de novas células. Esses anticorpos são chamados de anticorpos neutralizantes e se desenvolvem em resposta à infecção viral ou à vacinação.’’

 Alerta!
O Laboratório Fleming reforça que nenhum exame pode garantir imunidade parcial ou absoluta para Covid-19. Então, mesmo após vacinação ou infecção, é muito importante manter todos os cuidados preventivos necessários.

 

SBPC/ML emite nota em que defende testagem pós-vacinal

Recentemente, a Sociedade Brasileira de Patologia Clínica e Medicina Laboratorial (SBPC/ML) emitiu comunicado público defendendo a importância da testagem pós-vacinal. ‘‘Trata-se de procedimento essencial para que seja possível entender a resposta imune que se segue à vacina’’, escreveu a organização.
O exame realizado pelo Fleming utiliza a tecnologia Architect da Abbott, que apresenta altíssima sensibilidade e especificidade. A Abbott salienta que, por ser um exame laboratorial quantitativo, oferece resultado mais específico, pois informa a quantidade de anticorpos neutralizantes detectados.

Fique atento

O Fleming criou em Novo Hamburgo um sistema de drive-thru para exames relacionados à Covid-19, sem a necessidade de agendamento.

Outra opção é agendar em uma das unidades da rede. Há, ainda, a possibilidade de coleta domiciliar ou empresarial.

O laboratório destaca que os resultados dos exames sempre devem ser submetidos a um médico de confiança para interpretação e orientação.

Outras informações e esclarecimentos podem ser obtidos pelo telefone 3065-3888 ou em www.fleminglab.com.br/covid19

 

 

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Publicidade
Matérias especiais
Senado deve analisar
premium

Mudança na legislação ambiental: estouro da boiada ou menos burocracia?

Região
Flagrante
premium

Apenado e comparsa são presos em Novo Hamburgo após assalto em São Leopoldo

Região
Maio Laranja

Em Taquara, Lar Padilha realiza atividade de conscientização contra o abuso infantil

Região
Comunidade

Aspeur e Feevale inauguram clínicas de Odontologia e ampliam serviços à comunidade

Informe Publicitário