Além de disponibilizar mais trens com mais vagões acoplados, o parlamentar sugeriu que a empresa amplie o número de agentes de segurança para que orientem os passageiros a manter o distanciamento social e utilizem máscaras. “Infelizmente, não são poucos os relatos de pessoas que se negam a usar máscara ou que, após entrarem no trem, retiram a proteção. Da mesma forma, é importante que a Trensurb amplie os pontos com álcool em gel em todas as estações”, definiu.
A Trensurb informa que segue atenta a uma eventual necessidade de aumento da oferta de serviço, mas explica que a demanda de passageiros tem caído bastante com o agravamento da pandemia e o aumento das restrições das atividades econômicas. Na semana de 8 a 12 de fevereiro, a empresa chegou a transportar 85.651 passageiros por dia útil. Na semana seguinte, foram 82.350 embarques no metrô por dia útil. Já entre os dias 22 e 26 de fevereiro, a média de usuários foi de 75.513. Nesta segunda (1º) e terça-feira (2), foram, respectivamente, 63.022 e 61.878 passageiros, menores números em dias úteis desde o início do ano.
“Mesmo antes dessa queda no número de passageiros transportados, a demanda já era reduzida, mantendo-se próxima a 50% da demanda normal, anterior à pandemia. Desse modo, a avaliação da Trensurb já era de que a oferta nos horários de pico (até 25 trems rodando simultaneamente, muito próxima da oferta normal pré-pandemia, com até 26 trens simultâneos) era suficiente para atender a determinação do governo do Estado que limita a ocupação dos veículos em 50% de sua capacidade – o que corresponde a três passageiros por metro quadrado”, argumenta a Trensurb, em nota.
A Trensurb informa ainda que realiza monitoramento constante da situação do sistema, posicionando trens reservas ao longo da via para que entrem em operação nos horários de pico em caso de necessidade.
A fim de evitar eventuais aglomerações, orienta que os usuários fiquem atentos ao uso de toda a área de parada dos trens nas plataformas enquanto aguardam o embarque, especialmente no caso de composições acopladas. “Do contrário, pode haver concentração de passageiros no interior dos carros centrais dos trens”, observa. Avisos sonoros nas estações reforçam essa orientação – além de divulgarem campanha de conscientização desenvolvida pela empresa sobre as medidas de prevenção à Covid-19.
“Também é importante que os usuários busquem evitar os horários de pico quando possível e que os empregadores cumpram a orientação presente nos protocolos de distanciamento do governo do Estado referente à flexibilização dos horários de entrada e saída do trabalho, evitando que haja grande concentração de passageiros no transporte público em apenas alguns horários”, encerra.