“Este é um serviço fundamental para as famílias de crianças e jovens com algum tipo de deficiência que precisam ser estimulados e atendidos. Um dos meus compromissos de campanha foi dar atenção a estas questões e farei tudo o que for possível para melhorar a qualidade de vida estas famílias”, disse o prefeito.
Em 2016, a partir de uma reivindicação feita pelo Down Chute no Preconceito, o governo municipal sancionou a Lei n° 3793/2016, que instituiu no município o Dia Municipal da Inclusão do Portador da Síndrome de Down, comemorado em 21 de março. Neste dia, ocorrem diversas atividades com o objetivo de aproximar as pessoas com síndrome de Down e a sociedade, além de disseminar materiais com informações sobre a importância da inclusão.
A Prefeitura de Gravataí está investindo mais de R$ 8 milhões no Complexo Educacional Especial Irmã Soledade, que pronto vai ter capacidade para 1,3 mil alunos. O complexo abrigará a escola municipal Cebolinha e o Centro de Educação Especial. O projeto prevê atendimento aos alunos no turno inverso ao escolar com salas de recursos, consultórios psicológicos e um ginásio com capacidade para 120 pessoas. Construído apenas com recursos municiais, a previsão de entregue do complexo é ainda em 2021.