Publicidade
Notícias | Região Túnel do abraço

Túnel do abraço leva alegria para idosos de Gravataí

Com a implantação do túnel idosos amenizam a saudade e o distanciamento social

Última atualização: 27.06.2020 às 14:48

Mãe e filha se encontram pelo Túnel do abraço Foto: Arquivo pessoal
O abraço acalma, transmite cainho, amor e, em tempos de pandemia, é esperança de uma vida melhor. Para diminuir a saudade e amenizar os efeitos do distanciamento social, a administração do Residencial Geriátrico Três Figueiras, de Gravataí, construiu um túnel do abraço. Após ver um vídeo na internet, Rubia Santos Lima, administradora do Residencial, teve a ideia de fazer o túnel, pois os idosos do local, já estavam há mais de 70 dias sem contato com seus familiares e amigos. Buscando os materiais necessários, e contando com a colaboração de uma artesã da comunidade, o túnel foi construído e trouxe de volta o sorriso no rosto dos 28 vovôs e vovós que vivem no residencial. “Com o isolamento social perante a pandemia que estamos passando a tristeza e a depressão estavam chegando”, situação que com a implantação do túnel foi revertida, garante Rubia. “Com o túnel notamos uma grande melhora e felicidade de ambas as partes.”
Coincidentemente no primeiro dia que o túnel foi utilizado, 20 de maio, era o Dia do Abraço. “Foi muito emocionante para todos nós”, conta Rúbia, ao lembrar que a primeira a utilizar foi a Dona Maria Paim, de 85 anos e sua filha Jaqueline. “A Jaqueline nem imagina que poderia abraçar sua mãe. Quando viu o túnel a emoção foi contagiante.”
Para garantir que tanto moradores como visitantes estejam seguros, algumas regras para utilização foram impostas. Por turno, apenas três visitas podem acontecer e, cada uma, dura no máximo 20 minutos. Após a utilização do túnel, que está instalado em uma área coberta, porém aberta, é higienizado e o próximo visitante só pode utilizá-lo após 30 minutos, evitando aglomerações entre uma visita e outra. Os visitante têm a temperatura corporal aferida, higienizam as mãos com álcool gel e utilizam máscaras.
Nos últimos dias, com a chegada do frio e as restrições no protocolo de distanciamento social impostos pela bandeira vermelha, o túnel teve que ser desativado temporariamente.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.