Publicidade
Acompanhe:
Notícias | Região Superação

Nova sede dos Bombeiros de Gravataí tem mais espaço para o Eric sonhar

Espaço foi inaugurado na última sexta e contou com a participação de diversas autoridades e do menino que participa do projeto Bombeiro Mirim

Por Diléa Fronza
Última atualização: 02.12.2019 às 14:38

Eric faz parte do projeto Bombeiro Mirim em Gravataí Foto: Fernando Lopes/GES
O Corpo de Bombeiros de Gravataí está de casa nova e própria. Na última sexta-feira (29) foi inaugurada a nova unidade que fica na parada 74. O espaço que tem 3,2 mil metros quadrados foi construídos com recursos do Fundo Municipal de Reaparelhamento do Corpo de Bombeiros (Funrebom). A cerimônia de inauguração contou com autoridades municipais e estaduais.

No meio de tanta gente que foi conferir o novo prédio, estava o jovem Eric Pereira da Silva, 15 anos. Autista, o menino participa desde outubro deste ano, do projeto Bombeiro Mirim. Parece pouco tempo, mas a convivência no quartel mudou a vida dele. De acordo com a mãe, Patrícia Rosa, há um Eric de antes do Bombeiro Mirim e outro de depois que começou a participar do projeto. "Ele se identificou com os Bombeiros. Meu filho é hiperativo. Não para quieto nunca. Depois que começou no Bombeiro Mirim, ele fica na fila, está mais sociável, se concentra, aprendeu a ter disciplina. É muito bom", conta.

A aproximação

Eric conheceu os bombeiros em setembro deste ano. Aluno da escola Cincinato Jardim do Vale, ele tinha um trabalho para apresentar e resolveu falar sobre os Bombeiros. "Fomos até o quartel, que ainda era na Avenida Centenário, para falar com eles, fazer umas fotos para a apresentação do trabalho. Para a nossa surpresa, o tenente Adriano (Silva, comandante dos Bombeiros de Gravataí) se ofereceu para ir à escola. No dia da apresentação foi uma grande festa. O Eric foi fardado, o caminhão chegou com a sirene ligada, foi muito legal", recorda Patrícia.

Desde então o menino se aproximou dos homens que são responsáveis por salvar vidas. Após a apresentação na escola, Eric foi convidado a participar do Bombeiro Mirim. Todos os sábados, no turno da manhã, crianças da rede pública participam de atividades no quartel dos Bombeiros. A atividade é inclusiva. Além de Eric, um cadeirante faz parte das atividades.

A família, que mora no bairro São Vicente, é muito grata à corporação. "Tenho um filho muito diferente depois que conheceu os Bombeiros. Nós somos muito gratos a eles por tudo que fizeram pelo meu filho e fazem pela cidade. Este batalhão novo é muito merecido", finaliza Patrícia.

A casa nova

Nova sede do Corpo de Bombeiros de Gravataí foi inaugurada na sexta, dia 29 Foto: Fernando Lopes/GES
O prefeito Marco Alba entregou a nova sede do Corpo de Bombeiros na última sexta-feira. Ele recordou que era secretário de Indústria e Comércio na cidade, na década de 80, quando o quartel dos Bombeiros foi instalado na cidade. "É triste que tenha passado 30 anos e eu tive que retornar como prefeito para que eles tivessem o seu quartel definitivo. Hoje é dia de celebração para a corporação que passa a ter a sua casa própria, não mais um local transitório. E também é dia da comunidade celebrar pois o quartel terá muito mais condições de atender a todos".

O comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul, coronel Cesar Eduardo Bonfanti, disse que o novo quartel trará melhores condições de trabalho aos Bombeiros. "É um dia muito feliz. Hoje nós temos um local adequado onde continuaremos com a prestação de serviço de qualidade que já tínhamos, mas com uma estrutura muito melhor", garante. Segundo ele, os equipamentos individuais de segurança utilizado pelos bombeiros custam em torno de R$ 30 mil. "Por isso, a administração correta do Funrebom feita pela Prefeitura nos proporciona não só um local adequado como este, mas também o trabalho em segurança dos nossos profissionais".

Presidente da Câmara de Vereadores, Clebes Mendes celebrou a conquista. "É uma obra de extrema relevância para Gravataí". O coronel Flávio Lopes, secretário de Segurança Pública, recordou que há quatro anos a cidade tinha cerca de 4.800 Planos de Prevenção e Combate a Incêndio (PPCI). "Hoje já passamos dos 11.400 graças ao trabalho dos Bombeiros. Este nova casa trará ainda mais benefícios ao trabalho da corporação. Temos um prédio num ponto estratégico", concluiu fazendo uma cobrança ao Governo do Estado para que aumente o número de Bombeiros na cidade. Hoje são 23 militares e 20 voluntários atuando em Gravataí.

Novo caminhão

Nova sede do Corpo de Bombeiros fica na parada 74 Foto: Fernando Lopes/GES
Durante a inauguração, foi anunciada a chegada de um novo caminhão para a corporação de Gravataí. O veículo, zero quilômetro, será entregue para a comunidade no dia 20 de dezembro. Nesta data, os Bombeiros de Gravataí também farão uma homenagem às pessoas da comunidade que participaram da campanha que ajudou na conclusão da obra do quartel, além do apoio dado aos projetos sociais realizados na cidade.

Emocionado, o tenente Adriano da Silva, que comanda o Corpo de Bombeiros de Gravataí, agradeceu a comunidade. "Quando nos tornamos Bombeiros fazemos um juramento de salvar vidas, mesmo que a nossa esteja em risco. Estamos em Gravataí desde 1984 e atendemos uma média de dez ocorrências diárias. Agora estamos em um novo quartel, que tem uma localização estratégica na cidade, o que vai trazer mais agilidade aos atendimentos".

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.