Publicidade
Acompanhe:
Notícias | Região Eleições 2020

Cartório Eleitoral realiza semana especial para jovens eleitores

A partir de segunda-feira quem tem 16 e 17 anos poderá ir até a zona eleitoral fazer o seu título

Por Diléa Fronza
Última atualização: 21.11.2019 às 14:32

Jovens eleitores são o foco da campanha que vai de 25 a 29 de novembro Foto: TSE/Divulgação
No ano que vem tem eleição e os cartórios eleitorais já se preparam para receber os novos eleitores. Pensando naqueles que ainda não são obrigados a votar, mas já podem fazer o seu título, começa na próxima segunda-feira a Semana do Jovem Eleitor, que visa a conscientizar os futuros eleitores sobre a importância do voto. "O objetivo é incentivar quem tem 16 e 17 anos a fazer o seu título e participar da eleição do ano que vem. Apesar de o voto não ser obrigatório nesta faixa etária, queremos conscientizar os jovens da importância do voto. Além de já poderem participar das escolhas políticas, muitos empregadores exigem a apresentação do título de eleitor na contratação", alega Mario Faustino Borges Lima, chefe de cartório substituto, da 71ª Zona Eleitoral de Gravataí.

Nas últimas eleições, realizadas em outubro de 2018, o número de eleitores jovens com voto facultativo representava 0,95% do eleitorado: um total de 1.400.617 pessoas. Atualmente, o Cadastro Eleitoral contabiliza 1.310.194 eleitores registrados com 16 e 17 anos. O número é menor do que o verificado naquela ocasião porque boa parte desses eleitores já atingiu a maioridade.

A Central de atendimento ao Eleitor de Gravataí funciona das 12h às 19h, de segunda a sexta-feira. O endereço é Rua Angelino Loranzi, 253, térreo, Bairro Salgado Filho. Para fazer o título é preciso apresentar documento de identidade e comprovante de residência atual. Para homens com 18 anos completos, em caso de primeiro título, deverá ser apresentado comprovante de alistamento militar, também.

Regularização até maio

Todos os eleitores com alguma pendência precisam estar atentos. A atualização de cadastro, mudança de endereço e até mesmo confecção do título devem ser feitas até o dia 6 de maio de 2020. A medida é necessária para que os cidadãos possam votar normalmente nas próximas eleições municipais, marcadas para o dia 4 de outubro do ano que vem. "A nossa recomendação é que as pessoas busquem o cartório o quanto antes para evitar filas nos últimos dias", conclui Mario.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.