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Notícias | Região

Atual estrutura é dos anos 50

Publicada: 02.11.2019 às 07:30

Ponte do Guaíba atual é uma obra da década de 50 e precisa de manutenção Foto: Paulo Pires/PAULO PIRES/GES
Até a década de 50, a travessia sobre o Rio Jacuí era feita através de balsas. Foi a partir de 1953 que começou a ser discutida uma alternativa com a saturação das embarcações. A ponte do Guaíba que todo mundo conhece foi projetada na Alemanha, em 1954. As obras tiveram início em 1955, durando até 1958. Na época, chegou a ser considerada a maior obra do País. Inicialmente com um só trevo de acesso, a construção foi ampliada nos anos seguintes.

O tempo passou e o crescimento do movimento de navios que abastecem o Pólo Petroquímico de Triunfo aumentou consideravelmente a frequência com que o vão móvel era içado. Isso fez com que vários problemas técnicos aparecessem. Contratempos mecânicos em rolamentos, mancais e motores tornaram cada vez mais comum a interrupção do processo, razão pelo qual, no início dos anos 2000, começou a se falar de uma nova alternativa para a travessia.

Quando há falha mecânica na atual ponte, mais transtornos. "Hoje, se acontece um problema, somos obrigados a interromper todo o fluxo da região metropolitana rumo ao interior do Estado e vice-versa", esclarece o engenheiro Delmar Pellegrini Filho, do Dnit. "É que esta ponte trabalha com uma estrutura criada ainda nos anos 50. Então existe risco de parar. Pode acontecer a qualquer momento", prossegue. "Só depois de pronta a nova é que vamos poder ficar mais tranquilos."

A CCR ViaSul, assumiu a ponte velha do Guaíba em 15 de fevereiro deste ano e trocou todo o pavimento do vão móvel.

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