O governo do estado de Pernambuco atualizou no fim da tarde deste domingo (29) o número de mortes em consequência das chuvas para 79. Além disso, há 3.957 pessoas desabrigadas, principalmente nos municípios da região metropolitana do Recife, desde o início das chuvas fortes, na quarta-feira (25).
Até o início da noite de domingo, 14 municípios já tinham decretado Situação de Emergência: Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, São José da Coroa Grande, Moreno, Nazaré da Mata, Macaparana, Cabo de Santo Agostinho, São Vicente Férrer, Paudalho, Paulista, Goiana, Timbaúba e Camaragibe.
Ainda esta semana, R$ 100 milhões serão disponibilizados pelo governo estadual para o trabalho de busca e salvamento e também para obras urgentes e de infraestrutura nos municípios atingidos pelas chuvas.
O volume de chuvas chegou a 236,01 milímetros em alguns locais de Recife durante a madrugada do sábado (28) e alcançou 70% do volume previsto para todo o mês de maio. Mais de 32 mil famílias moram em áreas de risco de deslizamentos somente em Recife.