Publicidade
Notícias | Novo Hamburgo Novo Hamburgo

Semana Lixo Zero para aprender e fazer sua parte

Iniciativa é organizada por voluntárias em parceria com o Instituto Lixo Zero Brasil. Atividades seguem até 1o de novembro

Por Susi Mello
Publicado em: 27.10.2020 às 03:00 Última atualização: 27.10.2020 às 11:19

Isopor é reutilizado para produção de vasos de folhagens Foto: InézioMachado/GES/Inézio Machado/GES
Até o dia 1º de novembro, Novo Hamburgo está participando da Semana Lixo Zero, evento organizado por voluntárias locais em parceria com o Instituto Lixo Zero Brasil, idealizador da iniciativa. Na prática, o cidadão é incentivado a separar seu resíduo reciclável, entregando-o em pontos de coleta, ou assistir oficinas e palestras, disponibilizadas pelas redes sociais, que ensinam a reaproveitar o material que iria para o lixo.

Segundo a embaixadora do grupo Geraldine Hennemann Leão, neste ano as ações têm como tema "Bons Exemplos Inspiram", com foco na conscientização de que cada pessoa é responsável pela solução dos problemas causados pelo lixo. A ideia é mostrar à sociedade que pequenos gestos podem fazer diferença no cuidado da gestão e encaminhamento de resíduos.

A Cooperativa de Trabalho e Renda Univale participa da Semana Lixo Zero. O presidente e gestor da cooperativa, Alessandro Alves, diz que a comunidade pode entregar os resíduos recicláveis de segunda à sexta-feira, das 8 às 17 horas, na Rua Alfredo Varisco, 21, no bairro Liberdade ou nos ecopontos, no bairro Santo Afonso (Avenida Montevideo, 520) e Canudos (Rua Dublin, 809).

No Instagram da Univale é possível acompanhar oficinas. "Incentivamos o descarte correto e estimulamos a comunidade a reaproveitar materiais", salienta, como a oficina de reutilização do isopor, que ocorreu ontem. O material, que segundo Alves leva 150 anos para se decompor, foi reutilizado para a produção de vasos de folhagens.

Virtual e para todos

A ideia desse ano é valorizar as iniciativas virtuais. Ocorrerão diversas atividades durante 10 dias, divulgadas no perfil do Instagram do Lixo Zero Novo Hamburgo (@lixozeronovohamburgo) e site www.coletivolixozerors.com/novohamburgo.

Hoje, às 8 horas, no Instagram @sacas_sacou, com o tema "A transparência das embalagens plásticas", serão postados cards informativos sobre os impactos das embalagens plásticas.

Às 16 horas acontece o workshop "Descomplicando a Compostagem Doméstica", orientado pela Universidade Feevale.

 

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.