Publicidade
Acompanhe:
Notícias | Gravataí Saúde

Vacina pentavalente está disponível em todos os postos do município

Gravataí recebeu na sexta (10) 600 doses como parte do lote de 41 mil enviadas pelo Ministério da Saúde ao Estado. Fazia dois meses que a vacina estava em falta nos estoques do município

Por Eduardo Torres
Última atualização: 14.01.2020 às 11:56

Sábado é dia de atualizar a carteira de vacinas Foto: Secretaria Estadual da Saúde/Divulgação
Dois meses depois da última remessa pelo Estado, e em pequena quantidade, finalmente as unidades de saúde de Gravataí voltaram a ter doses da vacina pentavalente disponíveis nesta semana. Foram recebidas 600 doses como parte do lote de 41 mil encaminhadas pelo Ministério da Saúde à Secretaria Estadual da Saúde, no final da semana passada.

De acordo com a prefeitura, foram encaminhadas 20 doses para cada unidade de saúde do município e 40 concentradas no Centro. 

A crise na distribuição desta vacina é nacional desde que foi constatado problema na sua produção e o governo federal suspendeu as compras. Em virtude dos mais de 1.300 casos de coqueluche confirmados no país até dezembro de 2019, o governo federal adotou um plano emergencial para proteger crianças de até um ano.

A expectativa é de que o fornecimento da pentavalente só seja normalizado em março. Até lá, a recomendação do Ministério da Saúde é de que, quando terminar esta remessa de pentavalente, os postos de saúde adotem uma substituição, com a aplicação da vacina DTP (Tríplice Bacteriana) combinada com uma dose da vacina contra hepatite B.

A pentavalente imuniza crianças com menos de um ano contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e meningite. 

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.