Publicidade
Acompanhe:
Notícias | Gravataí Saúde mental

Janeiro Branco reforça a saúde e o bem estar em Gravataí

Mês dedicado à preservação da saúde mental tem atividades de contato com a natureza programadas na cidade

Última atualização: 11.01.2020 às 13:57

Atividades como a horta comunitária são incentivadas Foto: Divulgação
Os cuidados com a saúde mental estão em pauta neste mês, com o Janeiro Branco. Neste período, as ações preventivas nos grupos de saúde mental, da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), de Gravataí, são intensificadas.

"Durante esse mês simbólico, trabalhamos a consciência e ação de demandar menos das pessoas e do meio ambiente. Simplificamos a vida e, em contrapartida, oferecemos mais, sendo mais amorosos, compassivos e generosos. Este é o clima e a energia do Janeiro Branco, que se estende pelos 25 Grupos de Saúde Mental da Secretaria, durante todo ano de 2020”, diz o psicólogo do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) II da SMS, Gerson Jung.

Entre as ações previstas para este Janeiro Branco está a manutenção da horta comunitária, desenvolvida em 2019, o plantio da macela, passeio pelas águas do Rio Gravataí, fogueiras em noites luminosas, um sarau e a subida ao Morro Itacolomi.

A iniciativa, segundo Jung, traz benefícios terapêuticos a partir do contato com a terra.

Os grupos mantêm um trabalho fundamental durante todo o ano, no acolhimento a inúmeras famílias em diversos bairros do município. O objetivo é incentivar práticas de promoção à saúde mental. A participação nas reuniões é aberta e não necessita encaminhamento ou indicação de um médico ou serviço de saúde.

“Com encontros mensais nas unidades de saúde, os Grupos são coordenados por psicólogos e são livres para qualquer pessoa. O fato de ser aberto permite a participação em grupos que não seja no seu posto de origem. Basta chegar na recepção, pedir informações sobre a data e o local e comparecer ao encontro”, afirma a psicóloga Fernanda Cesa, coordenadora da área de Saúde Mental da SMS.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.