Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Especial Coronavírus Imunização

Confira onde tem vacinação contra a Covid-19 pela região nesta quinta-feira

São Leopoldo e Sapucaia do Sul iniciam a aplicação da segunda dose com a Pfizer para quem foi vacinado com a AstraZeneca devido a desabastecimento

Por Jean Peixoto
Publicado em: 27.10.2021 às 21:53

As prefeituras de São Leopoldo e Sapucaia do Sul aderiram à autorização da Secretaria Estadual da Saúde (SES) para a aplicação da segunda dose (D2) com o imunizante da Pfizer para quem recebeu a primeira (D1) de AstraZeneca/Fiocruz. A liberação ocorreu devido ao desabastecimento da AstraZeneca registrado em diversas cidades gaúchas.

Região segue, nesta quinta-feira, com a campanha de vacinação antiCovid
Região segue, nesta quinta-feira, com a campanha de vacinação antiCovid Foto: Diego da Rosa/GES-arquivo

Nos dois municípios da região, o complemento vacinal com o imunizante da Pfizer será disponibilizado para quem recebeu a D1 até o dia 31 de julho. "Dessa forma, gradativamente, conseguiremos atingir as oito semanas de intervalo preconizadas. Estudos mostram que a combinação gera resultado positivo", disse o secretário da Saúde de São Leopoldo, Marcel Frison.

Nesta quinta-feira (27), São Leopoldo segue com a vacinação de pessoas com idades a partir de 12 anos. A imunização ocorre das 9 horas às 11h30 e das 13h30 às 16 horas, no Ginásio Celso Morbach, na Avenida Dom João Becker, e no Centro de Eventos, na Avenida São Borja, 1.860.

Em ambos os postos, serão disponibilizadas as segundas doses (D2) da Pfizer, para quem recebeu a primeira dose (D1) até o dia 15 de setembro e a D2 da CoronaVac/Butantan para quem completou 21 dias de intervalo da D1.

Quem pretende receber a primeira dose deve comparecer aos locais de vacinação com documento com foto, CPF e Cartão SUS. Para a segunda dose é necessário apresentar o cartão de vacinação e documento com foto.

Drive-thru e Unidade Móvel

O drive-thru no Centro de Eventos segue disponível apenas para os imunossuprimidos, com intervalo de 28 dias, e idosos a partir de 60 anos que completaram seis meses da última dose. Os demais devem ir pé ao local. Os dois grupos também têm a opção a pé no ginásio municipal.

A Unidade Móvel estará em dois locais. Pela manhã, entre 8h30 e 11h30, a vacina será disponibilizada na Rua Rio Tietê, 510, na associação de moradores do Jardim Luciana. À tarde, o ônibus da vacinação estará na em frente a igreja católica da Barreira, na Rua Ademar de Barros, s/n.

O Município considera profissional da saúde apto a receber a D2 trabalhadores de estabelecimentos de assistência, vigilância em saúde, regulação e gestão.

Vacina nas UBSs

Iniciada na segunda-feira, a aplicação das vacinas contra o coronavírus em pessoas com idades a partir de 18 anos continua em quatro Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de São Leopoldo. As UBSs Padre Orestes, Cohab Duque, Imigrante e Rio Branco oferecem as doses, também, para gestantes que ainda não foram imunizadas.

A Prefeitura salienta que a medida visa facilitar o acesso dos imunizantes para quem reside nos bairros mais afastados da área central do Município. Até o momento, a adesão da vacina nas UBSs tem sido baixa.

A vacina pela região

SAPUCAIA DO SUL

Nesta quinta-feira, será disponibilizada a D1 para adolescentes com idades a partir de 12 anos, além da segunda e terceira dose nas seguintes Unidades Básicas de Saúde (UBSs): Nova Sapucaia, João de Barro, Cohab Casas, São José, Esf Vargas, Esf Fortuna, Ubs Centro, Esf Capão da Cruz, Esf Primor, UBS Greiss, ESF Terra Nova, Jardim América, Blocos, Freitas, Bela Vista e Oswaldo Cruz.

A D2 da Pfizer será destinada aos vacinados com a D1 até 11 de setembro. Já a D2 da CoronaVac será fornecida a quem recebeu a D1 até 11 de outubro. A dose de reforço segue para os idosos a partir de 60 anos que receberam a D2 até 30 de abril. O agendamento deve ser feito no site da prefeitura: www.minhaagendavirtual.com.br/sapucaiadosul.

ESTEIO

Em Esteio, a prefeitura segue com agendamento para adolescentes com idades a partir de 12 anos e idosos a partir de 60 anos. A aplicação ocorre das 13h30 às 19 horas, na sede da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), na Avenida Padre Claret, 666. Hoje tem aplicação da primeira, segunda e terceira dose. O agendamento é feito pelo site www.esteio.rs.gov.br/vacina.

PORTÃO

A prefeitura vacina adolescentes a partir de 12 anos, com ou sem comorbidades, das 8 às 17 horas, no Centro Lothar Kern. Os adolescentes devem estar acompanhados dos responsáveis, com carteira de vacinação, identidade, CPF e cartão SUS.

Não serão aceitos documentos digitais. A D2 será disponibilizada para quem recebeu a D1 da Pfizer e AstraZeneca nos últimos 60 dias. A D2 da CoronaVac será para quem recebeu a vacina há 21 dias. A terceira dose será destinada a idosos que receberam a última aplicação nos últimos seis meses, além dos imunossuprimidos e profissionais da saúde.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.