Publicidade
Notícias | Especial Coronavírus Ela chegou!

Novo Hamburgo consegue 500 doses a mais da vacina contra Covid-19

Informação é da Prefeitura. Secretaria Estadual da Saúde ainda não divulgou números da região

Publicado em: 19.01.2021 às 18:22 Última atualização: 19.01.2021 às 18:24

Seringas que serão utilizadas na campanha de vacinação contra Covid em Novo Hamburgo Foto: Adair Santos/GES-Especial
Novo Hamburgo vai imunizar 500 pessoas além do previsto inicialmente nesta primeira fase da campanha de vacinação contra a Covid-19. Na segunda-feira (18) a Prefeitura havia informado que o Município receberia 1.482 doses. Nesta terça-feira (19), no entanto, o número saltou para 1.982, um crescimento de 25%. Oficialmente o Estado não chegou a divulgar quantas doses seriam liberadas para a cidade.

CONTEÚDO ABERTO | Leia aqui todas as notícias sobre o coronavírus

A primeira remessa foi entregue pelo Estado no fim da manhã desta terça, em Porto Alegre. A vacinação simbólica aconteceu no início da tarde, quando a médica Bárbara Fior foi imunizada. Ela é coordenadora da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Municipal. Uma segunda leva de 1.982 doses será entregue pelo Estado daqui a duas ou três semanas, quando o mesmo contingente será chamado para fazer o reforço da vacina. A CoronaVac exige a aplicação de duas doses em intervalo mínimo de duas semanas.

Por meio da assessoria de comunicação a Prefeitura resumiu que "Novo Hamburgo insistiu pela necessidade de mais doses". A Secretaria Estadual da Saúde (SES) informou, no fim da tarde desta terça-feira, que "segue unicamente critérios técnicos de distribuição, proporcional aos grupos prioritários".

Novo Hamburgo faz parte da 1ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), que tem sede em Porto Alegre e cobre toda a Região Metropolitana e boa parte do Vale do Sinos. Depois de Porto Alegre esta é a regional da SES com mais doses: 26 mil para 65 municípios. No entanto, a relação de doses por município deve sair somente nesta quarta-feira (20). A assessoria informou que nesta segunda "a planilha estava em construção e os dados foram atualizados (nesta terça)".

Polo regional

A cidade é um dos polos regionais de saúde do interior do Estado e a concentração de profissionais da área pode explicar este aumento no número de doses em relação ao esperado inicialmente. São três hospitais (Municipal, Regina e Unimed), além de Centro Covid e a maior base do Samu na região.

Além disso, a pandemia atingiu números gravíssimos em Novo Hamburgo. Em números exatos, é a quarta cidade gaúcha com mais mortes (337 até o fim da tarde desta terça, segundo o Estado). Registram mais óbitos apenas Porto Alegre, Canoas e Caxias do Sul. Proporcionalmente Novo Hamburgo tem índice de 136,6 mortos por 100 mil habitantes, ocupando a 32ª posição no ranking. A taxa estadual é de 87,6 óbitos por 100 mil habitantes, segundo o Ministério da Saúde.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.