Com o resultado, os gremistas podem até perder por um gol de diferença, no jogo da volta, na próxima quinta-feira, na Arena. Os paraguaios terão que vencer por três gols para avançarem às quartas de final, ou por dois gols de diferença para levar a decisão para os pênaltis.
O primeiro tempo foi morno no Estádio Defensores del Chaco. Luiz Fernando teve duas boas chances, mas o placar ficou zerado nos primeiros 45 minutos.
Mas a partida ficou mais quente na etapa final. Logo no primeiro minuto, Luiz Fernando acertou a trave em cabeceio. Portaluppi, que homenageou Maradona vestindo uma camisa da argentina com o número 10 e o nome do craque hermano, viu Vanderlei fazer boa defesa antes de Jean Pyerre abrir o placar aos 11min.
O gol saiu em bom lance de Pepê, que avançou e serviu Jean Pyerre. Com categoria, ele bateu no canto direito do goleiro Servio: 1 a 0 Grêmio. Logo após o gol, Vanderlei voltou a fazer boa defesa para segurar a vantagem tricolor.
E ainda deu tempo para ampliar. Aos 40min, após chute pra frente de Vanderlei, Churín usou a cabeça para lançar Pepê. Ele teve tranquilidade para invadir a área e bater para fazer 2 a 0 e encaminhar a vaga tricolor às quartas de final. Morel ainda foi expulso no final.
Quinta-feira (26) / Defensores Del Chaco, no Paraguai.
Árbitro: Guillermo Guerrero, auxiliado por Christian Lescano e Byron Romero.
Guaraní 0
Servio; Tripichio, Romaña, Báez e Benítez; Morel, Florentín (Redes), Fernández e Merlini (Maná); Domíngeuz e Fernández (Bobadilla).
Técnico: Gustavo Costas.
Grêmio 2
Vanderlei; Victor Ferraz, Geromel, David Braz e Diogo Barbosa; Matheus Henrique (Lucas Silva) e Darlan (Rodrigues); Luiz Fernando (Éverton), Jean Pyerre (Pinares) e Pepê; Diego Souza (Churín).
Técnico: Renato Portaluppi.