Publicidade
Botão de Assistente virtual
Esportes BICICROSS

Piloto de Sapiranga pronto para encarar o Brasileiro de BMX

Thales Schüler será um dos 116 atletas do Rio Grande do Sul em evento no Paraná

Por Jauri Belmonte
Publicado em: 30.06.2022 às 19:45 Última atualização: 01.07.2022 às 14:16

Neste fim de semana, nos dias 2 e 3 (sábado e domingo), a cidade de Londrina, no Paraná, recebe o Campeonato Brasileiro de BMX Racing 2022. Atletas de diversos estados brasileiros participam. Bicampeão, o Rio Grande do Sul tentará o tricampeonato e terá a maior delegação em uma competição nacional de bicicross. Serão 116 competidores. A região terá pilotos do Grêmio Atiradores Novo Hamburgo, Clube Ivoti, Liga Campo-bonense, além da Associação Ciclística Sapiranguense (ACS) e o 19 de Julho.

Schüller compete pela Liga Campo-bonense de BMX
Schüller compete pela Liga Campo-bonense de BMX Foto: Marcela Derrico

Uma das revelações do bicicross gaúcho é o jovem Thales Schüler W2, da Liga Campo-bonense de BMX, que começou cedo no esporte. “Meu pai sempre foi muito ligado ao esporte. E como ele tinha um amigo, no qual a filha andava, ele me levou para conhecer e eu já peguei gosto. Desde os meus 3 anos, nunca mais parei de andar”, disse Schüler, que tem 16 anos e é morador de Sapiranga. “Minha rotina é de treinos diários. Geralmente treino seis vezes na semana. É bem intenso.”

Com diversas conquistas estaduais, Schüler também soma quatro títulos de Campeonato Brasileiro, além de três finais mundiais e um título do Pan-Americano. “O último Mundial foi realizado em 2019, quando fiquei em segundo lugar. Agora, a competição volta após dois anos interrompida pelo coronavírus.” O competidor está desde a última semana em solo paranaense. Disputou recentemente a Copa Paraná, competição preparatória para o nacional. “Está sendo uma semana intensa de treinos. Estamos fazendo os ajustes finais e a expectativa é a melhor possível. Vou dar o meu máximo para sair com a vitória”, explicou Schüler, que competirá na categoria Boys 16.

Em julho viajará para Nantes, na França, onde disputará o Campeonato Mundial, entre os dias 26 e 31. “Ir a outro país é bem difícil, até porque tu tem que se adaptar a diferentes culturas, comida, tradições e horário. Mas é algo desafiador e que gosto muito.” O grande sonho de Schüler é representar o Brasil em uma Olimpíada.

O piloto Leonardo Nadal, que é de Novo Hamburgo e representa o Grêmio Atiradores, também estará na competição. 

Expectativa
O fato do Estado estar com o maior número de representantes em uma competição nacional fora do Rio Grande do Sul, mostra que o crescimento da categoria. "A expectativa é trazermos para o Estado um leque amplo de campeões. E que consigamos, além disso, o tricampeonato para o Rio Grande do Sul. Vencemos as duas últimas etapas. Sabemos que São Paulo e Santa Catarina vêm fortes para essa disputa", disse o presidente da Federação Gaúcha de Bicicross, Fernando Silveira.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.