Publicidade
Botão de Assistente virtual

Comprova

O Projeto Comprova é uma força-tarefa de veículos de comunicação de todo o País, liderada pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), empenhados em verificar conteúdos suspeitos. Formado em 2018 para investigar colaborativamente conteúdos suspeitos sobre as eleições presidenciais, de lá pra cá, o Comprova já publicou 500 verificações. As equipes do Comprova verificam a veracidade de textos, imagens e áudios compartilhados nas diversas plataformas de redes sociais e em aplicativos de mensagens.

COMPROVA

É falso que morte de jovem no RS esteja associada à vacina contra Covid

É falso que a morte de jovem de 22 anos em Vera Cruz, no Rio Grande do Sul, tenha relação com a vacina contra a covid-19. A ligação inventada é mencionada em dois posts publicados no Twitter e no Instagram. Secretarias de saúde da cidade onde ele morava e de onde ele morreu, hospital onde o óbito ocorreu, família e Anvisa descartam qualquer suspeita de relação causal entre morte por AVC e o imunizante.
Leia o texto na íntegra|29.09.2021
COMPROVA

É falso que trilha sonora da ginasta Rebeca Andrade seja homenagem a Bolsonaro

Leia o texto na íntegra|27.07.2021
Projeto Comprova

Posts enganam ao afirmar que voto impresso já é lei

Leia o texto na íntegra|21.07.2021
COMPROVA

Doses da Janssen doadas pelos EUA ao Brasil estão aptas para uso

Doses de vacinas da Janssen doadas pelos Estados Unidos ao Brasil não estão estragadas. Os imunizantes foram considerados seguros pelas autoridades sanitárias dos dois países
Leia o texto na íntegra|07.07.2021