Publicidade
Cinemando

Memória do Oscar: 'O Resgate do Soldado Ryan' merecia o prêmio de melhor filme em 1999

Tom Hanks - à frente - comandou pelotão em meio ao inferno da Segunda Guerra Foto: PARAMOUNT/DIVULGAÇÃO
Quem viu, não esquece. "O Resgate do Soldado Ryan" foi o filme mais impressionante exibido nos cinemas em 1998. Steven Spielberg abandonou parte do sentimentalismo que costumava encher suas obras e abraçou um realismo brutal.

Tudo para contar a história de um grupo de soldados americanos que precisa resgatar um paraquedista perdido atrás das linhas inimigas, durante a Segunda Guerra Mundial.

O resultado foi um enorme sucesso de bilheteria. Contudo, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood se emocionou apenas em parte com a luta do pelotão liderado por Tom Hanks na França ocupada pelos nazistas.

Apesar da brilhante sequência do desembarque dos soldados nas praias da Normandia ter resultado o prêmio de direção para Spielberg e mais quatro estatuetas técnicas, o troféu de melhor filme do Oscar 1999 foi para "Shakespeare Apaixonado."

Em tempo, nesta mesma cerimônia, Fernanda Montenegro, pelo drama "Central do Brasil", perdeu a estatueta para a Gwyneth Paltrow, por "Shakespeare Apaixonado." Estes são apenas dois, entre os muitos, vacilos da história do maior prêmio do cinema mundial.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.