Publicidade
Cervejeiros

Cervejas com chocolate

Combinação de cerveja com chocolate; leia mais no Blog Cervejeiros Foto: Divulgação
Já é possível perceber a movimentação dos supermercados com a Páscoa, com ovos de chocolates por toda a parte enfeitando as gôndolas. Já que é uma data muito especial para o consumo de chocolate, já pensou em cerveja com chocolate?

Se vocês beberam cerveja e chocolates juntos, sabem como pode ser uma bela parceria. Os fabricantes de cerveja sabem da relação natural da cerveja com o chocolate há muito tempo e, como resultado, há várias cervejas com chocolate excelentes disponíveis atualmente no mercado brasileiro.

A cerveja com chocolate pode ser uma ale ou lager, que se beneficia da adição de qualquer tipo de chocolate ou cacau. Tradicionalmente adicionado a porters, stouts e brown ales, onde a nota de grãos complementa melhor o ingrediente, podem ser adicionados a outros estilos também. Na verdade não existe regra!

O caráter do chocolate pode variar de sutil a evidente, mas geralmente se espera que qualquer cerveja com chocolate ofereça algum equilíbrio.

Embora stouts e porters sejam os estilos mais complementares para incluir a adição de chocolate, as cervejas com chocolate não precisam seguir o roteiro. O chocolate pode ser adicionado a todos os tipos de estilos de cerveja, até mesmo cervejas leves como pale ales. A chave para qualquer cerveja com sabor é que os ingredientes e sabores que apresenta são bem equilibrados com o estilo de base da cerveja. Cerveja com sabor de chocolate pode parecer um conceito estranho, mas qualquer amante de cerveja ou chocolate deve a si mesmo dar uma chance à cerveja com chocolate.

Separei 5 rótulos brasileiros melhores que qualquer ovo de Páscoa para você degustar!

Baden Baden Chocolate Beer
Essa é uma cerveja tipo Ale da cervejaria BADEN BADEN de Campos do Jordão. Com amargor moderado e graduação alcoólica de 6%, ela tem corpo leve e aroma com notas adocicadas de cacau (pois na época da criação da receita, não era permitido a utilização de ingredientes de origem animal em cerveja).

Tupiniquim Monjolo Floresta Negra
A Monjolo é uma Imperial Porter produzida pela cervejaria Tupiniquim, é uma cerveja extremamente cremosa, alcoólica, potente, oferece notas maltadas e de chocolate.
Tupiniquim Floresta Negra mantém o mesmo perfil da base, cremosidade e notas de chocolate, porém com a adição do cacau e baunilha fica ainda mais evidente o toque adocicado, notas amadeiradas e de coco aparecem. A framboesa chega para dar o toque final, aroma frutado com acidez presente no sabor ajudam balanceando o perfil adocicado dos maltes e baunilha.


Schornstein Chocolate com Pimenta
Se você quer uma experiência de sabor mais inusitada, indicamos a Schornstein Chocolate com Pimenta. A base desta cerveja é uma Bock que leva em sua receita nibs de cacau e pimenta habanero. Ela apresenta baixo amargor e notas de chocolate amargo, um toque de caramelo e dulçor do malte que revelam uma leve ardência da pimenta. Uma cerveja inusitada e complexa.


Abyssal da Cervejaria 5 Elementos
Arte deste rótulo foi criado pela Agência Alvo de Porto Alegre, é uma cerveja com adição de chocolate do tipo Russian Imperial Stout, escura e opaca ela tem sabor forte e complexo. Na sua receita, temos diferentes tipos de malte, além de melaço e cacau, que dá o sabor do chocolate a essa cerveja extrema. Equilíbrio na força de sabores com graduação alcoólica de 12%, ela é uma cerveja mais indicada para dias frios. Imponente e intimidadora. Escura e viscosa. Complexa e agressiva. No entanto, equilibrada e sedosa, aromática e reconfortante. Cerveja premiada com medalha de Ouro em Concurso em Nível Nacional no ano de 2016.

Bodebrown Cacau Wee
Por fim, uma das cervejarias mais adoradas por cervejeiros do Brasil, a Bodebrown de Curitiba/PR. A Cerveja Bodebrown Cacau Wee é uma das variações da cerveja Wee Heavy da marca. Ela é feita com sete tipos de maltes, levedura escocesa e adições generosas de cacau brasileiro diretos das fazendas de Ilhéus, na Bahia. De baixo amargor, aromas de malte e frutas secas e sabor com notas de caramelo, chocolate e leve defumado, esta cerveja já ganhou medalha de ouro no Festival Internacional de Mondial de La Bièrre em 2014.

Curtiu essas minhas dicas? Comente e compartilhe nosso blog, e se tiver dúvida me mande uma mensagem. Não esqueça de me seguir em minhas redes sociais @bentocla.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.