Publicidade
Botão de Assistente virtual
Cotidiano | ABC Pra Você | Viver com saúde ATENÇÃO AOS SINTOMAS

Reumatismo também pode afetar crianças e adolescentes

Artrite Idiopática Juvenil pode causar impactos significativos na qualidade de vida de menores de 16 anos

Por Redação
Publicado em: 01.07.2022 às 05:43 Última atualização: 01.07.2022 às 13:52

Pouca gente imagina que uma criança de dois anos possa ser paciente de um reumatologista, afinal, na visão popular, a especialidade médica está ligada apenas aos idosos. Entretanto, cuidadores precisam estar atentos aos sinais, pois doenças reumáticas podem sim atingir crianças e adolescentes.

Artrite Idiopática Juvenil é a condição reumática crônica mais comum entre o público infanto-juvenil
Artrite Idiopática Juvenil é a condição reumática crônica mais comum entre o público infanto-juvenil Foto: Adobe Stock
Uma das condições reumáticas crônicas mais comuns na faixa infanto-juvenil é a Artrite Idiopática Juvenil (AIJ). A doença é associada à dor, que pode ser intensa, e à incapacidade funcional.

A AIJ é uma condição clínica que engloba sete subtipos da doença, cada um com suas particularidades e tratamento específico, que têm em comum a presença de artrite (inflamação nas articulações) crônica. A identificação da AIJ não é simples, pois os sinais e sintomas podem estar presentes em outras doenças, contribuindo para o atraso diagnóstico e possibilidade de incapacidade física permanente. Por isso, a importância de estar atento e buscar um especialista quando houver aparecimento de dor ou inchaço nas articulações dos pequenos.

O diagnóstico é clínico e feito na presença de artrite em uma ou mais articulações por um período maior ou igual a seis semanas em crianças com idade inferior a 16 anos.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.