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Aprenda a cultivar PANCs em casa

Do ora-pro-nóbis à banana verde, as Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs) podem deixar as refeições mais saudáveis e saborosas

Por Redação
Publicado em: 29.06.2022 às 05:27 Última atualização: 29.06.2022 às 14:32

Manter uma alimentação equilibrada está entre os principais fatores que podem prevenir doenças e ampliar a qualidade de vida da população em todas as idades. Isso implica, muitas vezes, em mudança de hábitos. Segundo a nutricionista Fernanda Carvalho Nunes da Silva, da Rede de Hospitais São Camilo, incluir alimentos in natura no dia a dia pode fazer muita diferença nesta equação, como no caso das Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs), grupo composto por diversas espécies com propriedades distintas, tendo em comum a versatilidade para enriquecer as refeições.

Refogado com ora-pro-nóbis é uma das opções para diversificar as refeições saudáveis
Refogado com ora-pro-nóbis é uma das opções para diversificar as refeições saudáveis Foto: Adobe Stock
Ela explica que, embora sejam classificadas como "não convencionais", algumas espécies do grupo são bastante comuns em determinadas regiões do País, como no caso do ora-pro-nóbis para os mineiros, ou do jambu para os paraenses. Dessa forma, ao promover as PANCs e a importância do seu consumo, além dos inúmeros benefícios nutricionais, também são disseminados os valores culturais de cada região, trazendo mais diversidade ao prato dos brasileiros.

"Essas plantas são, muitas vezes, espontâneas. Ou seja, nascem nos parques, calçadas e nos quintais de casa sem ter sido plantadas. E seu cultivo é simples", frisa.

Confira plantas e nutrientes

Guasca (picão branco): ajuda a proteger os rins, o fígado, o coração, além de regular a pressão. A nutricionista cita que a planta pode ser desidratada e usada como tempero seco.

Beldroega: é rica em fibras, cálcio, vitamina C, proteínas, ômega 3 e pode ser usada crua, em saladas, ou em sopas.

Ora-pro-nóbis: é uma excelente fonte de proteínas e fibras. Pode ser usada crua em pequena quantidade, devido ao oxalato presente, ou cozida de forma breve. A nutricionista destaca que é possível bater a folha crua com água, formando um gel que poderá ser utilizado como substituto da clara do ovo em massas e pães.

Banana verde: "é uma fonte de prebióticos que auxiliam na saúde intestinal. Pode ser usada em preparações cuja base é batata, como sopas e cremes, substituindo este ingrediente trazendo bastante sabor e textura, além de diminuir o índice glicêmico da refeição, indicado para diabéticos".

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