Publicidade
Acompanhe:
Cotidiano É hoje!

Dia Nacional de Ação de Graças: pelo que você é grato?

Diversas instituições civis e do terceiro setor, em especial as igrejas, adotaram a data também e promovem momentos de reflexão

Por Débora Ertel
Última atualização: 28.11.2019 às 11:49

Hoje é comemorado em todo o Brasil o Dia Nacional de Ação de Graças. A data foi instituída em 1949 pela Lei nº 781, no governo Eurico Gaspar Dutra. No entanto, só em 1965 um decreto regulamentou as comemorações orientando que a data fosse celebrada na quarta quinta-feira de novembro. A inspiração veio dos Estados Unidos que, desde o século 17, comemora a festa de Ação de Graças, um evento tradicional naquele país. No Brasil, ficou a cargo do Ministério da Justiça a divulgação do Dia de Ação de Graças. Diversas instituições civis e do terceiro setor, em especial as igrejas, adotaram a data também e promovem momentos de reflexão.

Nesta quinta-feira, a missa das 18h30 na Catedral São Luiz Gonzaga terá como intenção o Dia Nacional de Ação de Graças. Segundo padre Luiz Pedro Wagner, é importante agradecer. "Tudo o que somos e temos passa pela graça divina. Quando alguém faz o mal, usa mal essa graça recebida", comenta.

A ideia de transformar o Dia de Ação de Graças em acontecimento universal, segundo o Ministério da Justiça, partiu de Joaquim Nabuco, quando era embaixador do Brasil em Washington. Em 1909, na Catedral de São Patrício, ao final da primeira Missa Pan-Americana, que celebrava o "Dia de Ação de Graças", Nabuco formulou publicamente o seguinte voto: "Eu quisera que toda a humanidade se unisse, no mesmo dia, para um agradecimento universal a Deus".

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.