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Motores

Reparasul ocorre até sábado em Novo Hamburgo

Feira de Autopeças e Equipamentos para Reparação Automotiva conta com palestras e treinamentos.

Reparasul

Uma oportunidade única para buscar novas soluções, tecnologias e fornecedores. A primeira edição da Reparasul - Feira de Autopeças e Equipamentos para Reparação Automotiva ocorre até sábado (15) nos pavilhões da Fenac, em Novo Hamburgo. Paralelamente, ocorre a Femopart’s - Feira de Peças, Acessórios e Produtos para Reparação de Motocicletas.

Participam expositores de autopeças e sistemas, incluindo funilaria, eletrônicos, pneumáticos, de resfriamento, iluminação, segurança, elétricos, direção, suspensão e transmissão. Também é possível encontrar acessórios, pneus, rodas, serviços de tuning e customização, baterias, componentes de performance, de som e conectividade. Os expositores de reparação e manutenção apresentam ferramentas, maquinários, elevadores, teste e medição, equipamentos para diagnóstico, funilaria e pintura. Além disso, em todos os dias ocorre a Etapa Sul do Campeonato Brasileiro de Envelopamento Automotivo (Cambea), um dos maiores eventos do setor no mundo. O campeonato busca incentivar o mercado de customização automotiva e impressão digital, além de promover o trabalho dos profissionais que atuam no segmento.

Nesta quinta (13) e sexta-feira (14), a visitação pode ser feita das 14 às 21 horas e, no sábado (15), das 9 às 17 horas. A programação completa está no site www.reparasul.com.br.

Bônus para picapes chegam a R$ 40 mil durante a Expointer

Montadoras preparam condições especiais de descontos e condições de financiamentos durante a feira em Esteio, que segue até domingo.

GES-Especial/GES-Especi
Desníveis confirmam a capacidade off-road da picape

Para quem está pensando em comprar uma picape nova, a Expointer é o momento perfeito: as montadoras prepararam condições especiais e bônus que chegam a R$ 40 mil. Também aproveitam a visibilidade nacional da feira (que ocorre até 2 de setembro) para realizar lançamentos: nova Hilux, Chevrolet S10 Midnight e Fiat Toro Ranch (que chega ao mercado por R$ 149,99 mil, mas na mostra tem desconto de 20% para produtor rural e CNPJ).


Hilux 

GES-Especial/Adair Santos
Linha 2019 da picape da Toyota já está em exibição no estande da marca


A Hilux reestilizada, que acabou de estrear no mercado, foi apresentada à imprensa no último dia 27 e segue em exposição durante toda a feira. Gerente de Produto, Maurilio Pacheco diz que a meta é vender 200 veículos durante a Expointer (dos quais 100 correspondem à Hilux), volume 20% superior a 2017. Para o produtor rural, há bônus de 10% nas versões Standard e de 12% na SR.

Picape, que celebra 50 anos de mercado em 2018, acaba de ganhar nova grade hexagonal e para-choque dianteiro remodelado, incorporando faróis de neblina, item presente desde a SR.

Os preços da linha 2019 começam em R$ 111,99 mil (SR 4x2 manual flex) e vão até R$ 196,99 mil (SRX 4x4 50th Anniversary automática diesel).

Powertrain segue o mesmo 

As opções de motorização seguem as mesmas: o turbodiesel D-4D 2.8 16V (177 cv de potência e 45,9 kgfm de torque) e o flex Dual VVT-i Flex 2.7 16V DOHC (163 cv com etanol e 159 cv com gasolina, bem como torque de 25 kgfm com qualquer um dos combustíveis). Quanto à transmissão, há a automática de seis velocidades e a manual também de seis marchas.

Ranger

GES-Especial/Adair Santos
Condições na Expointer são as melhores do ano, garante Cris Manfron


Quem visitar o estande da Florauto – distribuidor exclusivo Ford há 16 anos na Expointer – vai encontrar ‘‘as melhores condições do ano’’, garante a gerente de Vendas, Cris Manfron. Os destaques vão para a XLS, XLT (a mais vendida na feira) e a Limited, com faturamento direto de fábrica apenas durante a mostra. ‘‘Muita gente desconhece, entretanto, que bônus vale não apenas ao produtor rural e CNPJ, mas também CPF’’, explica ela. A gama parte de R$ 110,79 mil na configuração 2.5 Flex XLS e chega a R$ 193,49 mil na topo de linha Limited. O motor 2.5 flex gera 178 cv com álcool e 165 cv com gasolina, enquanto as versões diesel desenvolvem 160 cv e 200 cv.

Frontier

GES-Especial/Adair Santos
São duas versões da picape Nissan


A Nissan também conta com atraentes bônus, alcançando R$ 30 mil na versão topo de linha LE automática 4x4, que tem preço sugerido inicial de R$ 169,7 mil (já a SE automática 4x4 custa R$ 152,39 mil). Modelo é equipado com motor 2.3 turbodiesel que gera 190 cv e 45,9 kgfm de torque, atuando em conjunto com o câmbio de 7 marchas.

Amarok V6

GES-Especial/Adair Santos
Turbodiesel gera 225 cv


A Amarok V6 (motor 3.0 turbodiesel de 225 cv e 56,1 kgfm de torque) conta com bônus de R$ 10 mil durante a feira, mais emplacamento e condição de financiamento composta por 60% de entrada e saldo em 30 parcelas. As condições, no entanto, são válidas apenas para os veículos em estoque.

O visual black da S10 Midnight

GES-Especial/Adair Santos
Rigidez do chassi é comprovada na pista de testes

A nova versão da S10, a Midnight, marca presença no Estado durante a Expointer. Com a pintura, rodas aro 18’’ e até o tradicional logotipo dourado da marca na cor preta, a série especial já vendeu 250 unidades em três meses em todo o País. Seu preço é de R$ 167,99 mil. Durante a Expointer, os descontos chegam a 20% na linha S10 e Trailblazer, totalizando aproximadamente R$ 30 mil. A meta da Chevrolet é comercializar 200 veículos durante a feira, dos quais 160 correspondem à picape e ao SUV.

Para mostrar do que o modelo é capaz, a montadora levou-o para sua pista de testes no parque. Obstáculos com fortes inclinações laterais, buracos (conhecidos como caixa de ovos) e lamaçais são vencidos com facilidade pela picape. Mas antes disso, durante teste de uma semana realizado no início de agosto, a versão já havia demonstrado todas as suas qualidades. Apesar da grande capacidade off-road, o público-alvo são os motoristas da cidade. ‘‘A Midnight tem um perfil mais urbano pelo seu visual invocado e está instigando clientes Chevrolet a customizarem suas picapes e carros com itens como as rodas pretas, por exemplo’’, salienta o gerente de Marketing de Produto, Rogerio Sasaki.

Turbodiesel desenvolve 200 cv de potência

GES-Especial/Adair Santos
Muita força e torque em baixas rotações


Com o motor 2.8 Turbodiesel de 200 cv de potência e 51 kgfm de torque, não há tempo ruim para a S10, que conta com transmissão automática e sequencial de seis marchas, sistema 4x4, controles eletrônicos de estabilidade e tração e assistente de partida em rampas. Durante o teste, a Midnight fez 14 km/l em trechos de estrada (a 80 km/h).

Bom nível de equipamentos

GES-Especial/Adair Santos
No interior, bancos em tecido e boa gama de equipamentos. Só faltou a câmera de ré nesta versão...

A Midnight traz direção elétrica progressiva com revestimento premium e ajuste de altura, freios ABS com assistente de frenagem de urgência, faróis e lanternas de neblina. Travas e vidros elétricos comandados via controle remoto, sensor de estacionamento traseiro, retrovisor eletrocrômico, multimídia MyLink com Android Auto e Apple Car Play e sistema de telemática avançada OnStar também fazem parte do pacote. Nesta gigante com 5,36 m de comprimento, falta, porém, uma câmera de ré, item importantíssimo na hora de estacionar e que ajuda também a evitar acidentes com pedestres durante manobras.

Bancos em tecido


Os bancos não são em couro, e sim em tecido Jet Black – muito bonitos, por sinal. O acabamento interno tem elementos exclusivos, como os revestimentos do teto e das colunas em cor escura, para trazer mais esportividade também à cabine. Painel traz detalhes em preto brilhante.

Hilux: renovada aos 50

Picape da Toyota ganha mudanças visuais e equipamentos na linha 2019, custando entre R$ 111,9 mil e R$ 196,9 mil.

Lançada em 1968, a Toyota Hilux chega aos 50 anos repaginada visualmente. Apresentada em 2015, a oitava geração recebe mudanças de design nas versões SRX, SRV e SR, já que os modelos destinados ao trabalho não sofreram alterações. As novidades poderão ser conferidas pelo público no estande da marca durante a 41ª Expointer, que será realizada de 25 de agosto a 2 de setembro em Esteio.



Produzida na fábrica de Zárate, província de Buenos Aires, Argentina, a picape ganha, na linha 2019, nova grade hexagonal e para-choque dianteiro remodelado, incorporando faróis de neblina, item presente desde a SR. Com isso, o comprimento total diminuiu 1,5 cm, totalizando 5,31 m. Carro-chefe da linha, a SRX traz badge alusivo ao 50º aniversário, novas rodas aro 18” e capota marítima. A SRV conta igualmente com rodas 18” e maçanetas externas cromadas.


Internamente, a SRX ganha tonalidade escura, assentos em couro perfurado e painel de instrumentos com iluminação na cor branca. Também possui acabamento black piano, espelho retrovisor interno eletrocrômico e luz de condução diurna em LED. A SR, focada no produtor rural, também elevou a oferta de equipamentos, passando a contar, de série, com ar-condicionado digital e luz de condução diurna.


As opções de motorização seguem as mesmas: o turbodiesel D-4D 2.8 16V de 177 cv de potência e o flex Dual VVT-i Flex 2.7L 16V DOHC, que geral 163 cv com etanol e 159 cv com gasolina. Quanto à transmissão, há a automática de seis velocidades e a manual de seis velocidades.

OS PREÇOS 

Confira como ficam os valores da linha 2019:

Versões diesel - SRX 4x4 50th Anniversary automática: R$ 196,99 mil; SRV automática R$ 179,99 mil; SR automática R$ 160,49 mil; STD Power Pack manual: R$ 140,49 mil; STD Narrow manual R$ 138,01 mil e Cabine Simples manual R$ 125,56 mil.


Versões flex - SRV 4x4 automática: R$ 140,99 mil; SRV 4x2 automática R$ 129,99 mil; SR 4x2 automática R$ 117,99 mil e SR 4x2 manual R$ 111,99 mil.

Expoclassic reunirá 700 veículos antigos neste final de semana

Evento ocorre nos dias 17, 18 e 19 de agosto na Fenac, em Novo Hamburgo .

Adair Santos/GES-Especial
Buick Skylark conversível 1969 foi comprado pelo médico hamburguense Alexandre Gireli Colcete no ano passado


Como tem início uma coleção de carros antigos? É um roteiro que quase sempre se repete: depois de adquirir aquele sonho de adolescência, começam a surgir boas oportunidades de negócios.

É dessa maneira que o médico hamburguense Alexandre Gireli Colcete, 48 anos, já tem 19 veículos na garagem – ou melhor, pavilhão. ‘‘Além de proporcionar muita diversão, os carros antigos são um bom investimento, pois valorizam com o passar do tempo, ao contrário dos automóveis novos’’, salienta.

Adair Santos/GES-Especial
Lanternas dominam quase toda a largura da traseira

O Buick Skylark conversível 1969 de sua coleção vai estar entre os 700 veículos estacionados lado a lado na Expoclassic 2018, que ocorrerá entre os dias 17 e 19 de agosto nos pavilhões da Fenac, em Novo Hamburgo. O ingresso custa 15 reais, mesmo valor do estacionamento.

O modelo foi importado dos Estados Unidos há quatro anos por um colecionador do Paraná e revendido ao hamburguense em 2017. ‘‘Esse carro reúne a pegada de um muscle car V8 com o prazer de dirigir de um conversível’’, explica.

Motor V8 com 230 cv

Adair Santos/GES-Especial
Som inconfundível do ''V oitão''

O propulsor 5.2 desenvolve 230 cv, fazendo ecoar um som característico dos oito cilindros. ‘‘Também tem muita força e roda com maciez em baixas rotações, permitindo fazer viagens com tranquilidade’’, acrescenta o proprietário. O motor precisa estar ligado para que seja acionada a capota hidráulica. Este é, provavelmente, o único Skylark conversível do Brasil.

Luxo e muito espaço

Adair Santos/GES-Especial
Bom acabamento é marca registrada do modelo

Como preza um bom carro norte-americano dos anos 60, o Skylark tem interior espaçoso. Volante grande, de quatro raios, permite boa visualização do velocímetro horizontalizado. No console central, destaque para a alavanca do câmbio automático de quatro marchas com formato diferenciado.

Gerações

O Skylark foi lançado em 1953. Em 1961, chegou à segunda geração e, em 1964, à terceira, a mesma do exemplar das fotos. Foi produzido até 1998, na sétima geração. Há duas semanas, mais um veículo juntou-se à coleção do médico: a Chevrolet C10 1972. ‘‘Sempre achei a C10 bonita, até que encontrei uma em ótimo estado para transportar as minhas motos antigas’’, explica ele, que é sócio do Veteran Car Club.


Divulgação
Equipado com um V8 de 354 cv, o Cadillac Eldorado Biarritz 1959 é o carro-destaque da 16ª Expoclassic