Olá leitor, tudo bem?

Use os í­cones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, ví­deos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.
VOLTAR
FECHAR

Av. Dorival Cândido Luz de Oliveira, 6423 (parada 63) - Monte Belo - Gravataí - CEP: 94050-000
Fones: (51) 3489-4000

Central do Assinante: (51) 3600.3636
Central de Vendas: (51) 3591.2020
Whatsapp: (51) 99101.0318
Viver com Saúde

Veja dez dicas para uma boa noite de sono a bebês e pais

Etapa é fundamental para o desenvolvimento dos pequenos com saúde
25/03/2019 03:00 27/03/2019 15:10

Foto por: Divulgação
Descrição da foto: Educadora integrativa do sono infantil Fátima Bolsoni Novello
As noites de sono podem se tornar momentos desafiadores para os pais. O sono é uma função biológica importante para toda família, mas para o desenvolvimento do bebê, é essencial. Noites de sono de qualidade são fundamentais para o repouso completo, memória, aprendizado e consolidação de novas aquisições.

Dia do sono

Criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o Dia Mundial do Sono é comemorado no dia 15 de março, porém ao longo de todo o mês são feitas alusões a este momento tão importante para o crescimento das crianças. Por isso, a educadora integrativa do sono infantil, Fátima Bolsoni Novello, criou uma lista com 10 itens indispensáveis para garantir uma noite de sono tranquila aos bebês e seus pais.




  • Foto: fotolia
  • Educadora integrativa do sono infantil Fátima Bolsoni Novello
    Foto: Divulgação

Confira as orientações

1 - Evite assistir televisão próximo ao horário de dormir: a televisão ou qualquer aparelho eletrônico causa muitos estímulos e isso faz com que os bebês/crianças tenham dificuldade de se acalmar, além de não ser recomendado para crianças menores de 2 anos e interferir na produção de melatonina, o hormônio que induz ao sono.

2 - Não pule as sonecas durante o dia: as sonecas são fundamentais para uma boa noite de sono e para o desenvolvimento do seu filho. O comportamento muitas vezes é afetado pela falta de sono diurno ou pela má qualidade dele. O sono do dia também tem a função restauradora física e cognitiva.

3 - Evite superestimular a criança durante o dia: brincar e interagir é necessário e saudável, porém quando não deixamos com que a criança tenha momentos de ociosidade - proporcionando interações ininterruptas -, ela não consegue se acalmar para relaxar e fazer a soneca mesmo se estiver com sono. Por isso, mantenha um equilíbrio.

4 - Não demore para atender o bebê para se alimentar (caso ainda precise ser alimentado durante a madrugada): se seu bebê acordar por fome, não espere, ofereça o peito logo ou deixe pronta a mamadeira. Deixá-lo esperando pode fazer com que ele desperte e se torne mais difícil para voltar a dormir.

5 - Evite acordar o bebê durante a madrugada caso não haja necessidade. A medida em que vão crescendo e ficando mais maduros fisiologicamente, e as mamadas vão ganhando uma frequência de intervalos maior - geralmente após o primeiro mês de vida -, não é mais necessário acordar o bebê que dorme a noite toda para que ele mame, se ele estiver crescendo e se desenvolvendo bem. Exceto se houver alguma particularidade ou se for orientação do pediatra.

6 - Não leve o bebê para a cama dos pais no meio da noite: se não for sua vontade fazer cama compartilhada e mantê-la, não leve o bebê para sua cama do meio da noite, ele vai acostumar e querer fazer isso sempre.

7 - Evite trocar a fralda do bebê na madrugada: coloque uma camada grossa de pomada para evitar o contato do xixi com a pele e só troque se estiver muito cheia ou causando desconforto. Se precisar trocar, deixe tudo pronto antes de dormir e evite estímulos neste momento. Um ponto de luz já é suficiente para enxergar, evite acender a luz do quarto.

8 - Estabeleça uma rotina: ter uma rotina organizada e planejada traz para a criança previsibilidade, assim ela se torna mais tranquila e segura em relação ao seu dia, pois sabe o que está para acontecer.

9 - Tenha um ritual: estabeleça um ritual para ser feito todos os dias antes de dormir, vai mostrar ao seu bebê o que vem depois das mesmas atitudes: o sono. Deve ser feito todos os dias na mesma ordem.

10 - Evite dar alimentos de difícil digestão durante o jantar: é preciso cuidar o que é oferecido para a criança antes de dormir, pois alguns alimentos podem atrapalhar o sono, enquanto outros auxiliam.

Correio de Gravataí
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE