Olá leitor, tudo bem?

Use os í­cones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, ví­deos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.
VOLTAR
FECHAR

Av. Dorival Cândido Luz de Oliveira, 6423 (parada 63) - Monte Belo - Gravataí - CEP: 94050-000
Fones: (51) 3489-4000

Central do Assinante: (51) 3600.3636
Central de Vendas: (51) 3591.2020
Whatsapp: (51) 99101.0318
PUBLICIDADE
Teatro

Espetáculo falado no dialeto Hunsrückisch é atração no Vale do Sinos

O Retrato - Wie es Früher War, da Curto Arte, também será apresentado na Alemanha
19/03/2019 03:00 19/03/2019 08:36

Foto por: Divulgação
Descrição da foto: Drama: O Retrato aborda dificuldade dos imigrantes
A região tem a oportunidade de assistir gratuitamente a uma peça encenada em Hunsrückisch - dialeto alemão falado na Região Sul do Brasil pelos imigrantes alemães – antes dela entrar em turnê pela Alemanha. O Retrato - Wie es Früher War, da Curto Arte Companhia de Teatro, pode ser conferido nesta semana em Morro Reuter, dentro da programação de aniversário de 27 anos do município. Ontem, a peça foi encenada em Walachai. Mas as apresentações seguem até quinta-feira, em mais três localidades do município.

Depois o espetáculo passará por Sapiranga, Ivoti, Linha Nova, Presidente Lucena e Picada Café. Cumprido o cronograma na região, a Curto Arte estará de malas prontas para excursionar no país europeu entre os dias 18 e 30 de maio.

Colonos

Com texto e direção de Carlos Alberto Klein, o Betinho, o espetáculo retrata as dificuldades dos colonos alemães na década de 40 - foi nesta época que o processo de industrialização começou a provocar o êxodo rural. Betinho declara que a apresentação é uma oportunidade de prestigiar o projeto que busca comemorar os 195 anos de imigração alemã no Brasil. "A expectativa é a melhor possível, uma vez que ainda temos muitos imigrantes que falam o dialeto e escolas que preservam essa cultura/educação como forma de preservar a tradição e manter viva a história", acrescenta Betinho, que atua como o personagem Pedrinho, ao lado de Cristiano Luis Schenkel, que interpreta Toninho.

A peça estreou em junho de 2004, no Festival de Esquetes de Novo Hamburgo, conquistando os prêmios de melhores espetáculo, figurino, trilha sonora, ator e direção. No ano seguinte, foi considerado o Melhor Espetáculo do Estado pelo Instituto de Artes Cênicas (Iacen) e Federação Gaúcha de Teatro (FGT). Em 2018, a peça foi apresentada em Hunsrückisch para um grupo de turistas alemães que visitaram o Teatro Adriano Schenkel, em Dois Irmãos. "Os turistas adoraram e surgiu um convite especial", relata Betinho.


Sinopse bilíngue da peça

Sinopse em português: O espetáculo retrata as dificuldades dos colonos na década de 40 entre o processo de industrialização e o êxodo rural. A peça conta a história de dois amigos que tem suas vidas impactadas pela chegada das primeiras sapatarias. Ao passo que um dos amigos interrompe seus estudos para trabalhar, o outro segue com seus estudos na Capital.

Sinopse em alemão: Es zeigt die Schwierigkeiten von den deutschern Siedlern in den 1940er Jahren inmitten der Industrialisierung und Landflucht. Das Stück erzählt die Geschichte von zwei Freunden, deren Leben durch die Entstehung der ersten Schuhgeschäfte in der Region beeinflusst wurde. Während einer von ihnen das Studium unterbricht, um in der Landwirtschaft zu arbeiten, setzt der andere sein Studium in der Hauptstadt fort.

Agende-se

Morro Reuter
Hoje
, na escola Professor Francisco Weiler, em Picada São Paulo, a partir das 19h30
Amanhã, na Praça Municipal José Paulo Sabá Meyrer, às 19h30. Em caso de chuva, será no Ginásio Municipal, no mesmo horário
Quinta-feira, no ginásio da Escola Tiradentes, em São José do Herval, às 19h30

Sapiranga
Dia 30 de março, no pavilhão de Picada São Jacó, a partir das 20 horas

Ivoti
Dia 6 de abril, no Núcleo de Casas Enxaimel, a partir das 16 horas

Linha Nova
Dia 24 de abril, na Sociedade Recreativa e Cultural, a partir das 19h30

Presidente Lucena
Dia 3 de maio, no Parque Municipal de Eventos, a partir das 19h30

Picada Café
Dia 4 de maio, no Parque Histórico Municipal Jorge Kuhn, a partir das 17h30

 

Correio de Gravataí
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE