Olá leitor, tudo bem?

Use os í­cones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, ví­deos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.
VOLTAR
FECHAR

Av. Dorival Cândido Luz de Oliveira, 6423 (parada 63) - Monte Belo - Gravataí - CEP: 94050-000
Fones: (51) 3489-4000

Central do Assinante: (51) 3600.3636
Central de Vendas: (51) 3591.2020
Whatsapp: (51) 99101.0318
PUBLICIDADE
Um dia a escola cai

De volta às aulas improvisadas no Tuiuti

Séries iniciais retomaram as aulas nesta quinta (27), como já vinham fazendo desde o começo do ano, em espaços improvisados da escola Tuiuti. Comunidade cobra a retomada das obras.
27/06/2019 14:40 27/06/2019 14:40

Foto por: Fernando Lopes/Fernando Lopes/GES
Descrição da foto: Tuiuti fechou a biblioteca para compensar falta de professores
Parte das aulas foram retomadas nesta quinta-feira (27) na escola estadual Tuiuti, depois de aseis dias de ocupação por estudantes e pais, em reivindicação por melhorias nas estruturas em uma das maiores escolas públicas de Gravataí, com 1,2 mil alunos. O reinício, depois de algumas garantias por parte da Secretaria Estadual da Educação é improvisado, como já vinha sendo feito até que os estudantes cruzaram os braços.

Desde a manhã desta quinta, as turmas de séries iniciais foram divididas entre o refeitório, a sala dos professores, a sala de informática e o salão. Desde novembro, os pequenos já vinham tendo aulas nestes espaços — e ainda na biblioteca e na sala multimídia —, desde que o forro de uma das salas do prédio onde ficavam estas turmas desabou.

A diferença agora é que os outros três prédios com salas de aula também estão temporariamente interditados, enquanto é feita avaliação de engenharia sobre os forros e a instalação elétrica de toda a escola.


"Conversamos com a Coordenadoria e chegamos à conclusão de que seria mais difícil uma retomada de aulas, com uma parada longa, para os pequenos. Como já vínhamos improvisando desde o início do ano, foi decidido por reiniciar as aulas dessas turmas. A diferença é que agora não temos a biblioteca e a sala multimídia, que ficam em um dos prédios interditados, mas aí montamos o espaço no refeitório e na sala dos professores", diz a vice-diretora do turno da tarde, Amélia Beatriz Beck Sampaio.

Na noite desta quinta, também serão retomadas as aulas com uma das turmas do curso técnico, duas turmas do segundo ano do ensino médio e outras duas turmas do terceiro ano do ensino médio. Entre os maiores, os dias de aula serão alternados até que os prédios possam voltar a ser ocupados.

Quando isso acontecerá ainda é uma incógnita. Na tarde desta quinta, a direção da escola reúne-se com o secretário da Educação, Faisal Karam, completando um circuito que já passou pela Assembleia Legislativa e a Casa Civil, no Palácio Piratini. É que depois da bem sucedida mobilização, o clima agora é de desconfiança na escola.

Tem material, obra ainda não

A empreiteira que havia abandonado as obras de recuperação do prédio onde ficam as salas de aula das séries iniciais levou os materiais para o local nesta semana e, conforme a 28ª Coordenadoria Regional da Educação (CRE), deveria retomar as obras nesta quinta.

Foto por: Fernando Lopes/GES
Descrição da foto: Material para retomada das obras já está na escola
Isso não aconteceu. O reinício teria sido transferido para segunda-feira (1º), com prazo para entrega de 90 dias. Se não houver o reinício dos trabalhos, a promessa dos estudantes é retomar o movimento da última semana.

A mesma incerteza paira sobre a avaliação dos outros três prédios. Enquanto a direção da escola já buscou inclusive orçamentos para a retirada dos forros com mais de 40 anos de uso, com o compromisso da comunidade escolar de retomada das aulas nas salas mesmo sem forro, a 28ª CRE limita-se a dizer que nenhuma obra será feita sem um processo licitatório. Na próxima semana, haverá uma reunião entre os pais e a Coordenadoria.

Correio de Gravataí
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE