Olá leitor, tudo bem?

Use os í­cones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, ví­deos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.
VOLTAR
FECHAR

Av. Dorival Cândido Luz de Oliveira, 6423 (parada 63) - Monte Belo - Gravataí - CEP: 94050-000
Fones: (51) 3489-4000

Central do Assinante: (51) 3600.3636
Central de Vendas: (51) 3591.2020
Whatsapp: (51) 99101.0318
PUBLICIDADE
Educação

Ricardo Willy Rieth é o novo reitor da Ulbra

Ele assume o lugar de Marcos Ziemer, à frente da universidade desde 2009
08/08/2018 15:29 08/08/2018 15:30


Adriana Marques/Ulbra/Adriana Marques/Ulbra
Rieth era vice-reitor da instituição
A Universidade Luterana do Brasil conta com o novo gestor frente à Reitoria: professor e até então vice-reitor Ricardo Willy Rieth. O anúncio ocorreu durante a reunião extraordinária do Conselho Universitário, com a participação de representantes dos segmentos que compõem a instituição.

A convocação do ConsUn foi proposta pelo então reitor e presidente do Conselho, Marcos Fernando Ziemer, que reuniu o órgão máximo da instituição para anunciar sua decisão de afastamento. "Solicitei ao Conselho de Administração da Mantenedora o licenciamento do cargo de reitor da Ulbra para fins de aprimoramento acadêmico. Retomarei meus estudos após quase uma década à frente deste trabalho. Foi um período de muitas experiências, realizações e de enriquecimento, tanto para o lado pessoal quanto o profissional", explicou Ziemer, que se dedicará à academia e continuará com atribuições institucionais.

Ziemer agradeceu a todos pelo apoio e dedicação recebidos desde 2009, quando assumiu pela primeira vez a gestão da universidade. "Conseguimos colocar em pé um projeto para a Ulbra, uma proposta de futuro. O projeto institucional está acima das pessoas que estão aqui, este sempre foi o meu discurso, e, também, a minha prática. Hoje a nossa universidade, a partir do trabalho que foi realizado com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), está muito bem definida. Eu tenho plena certeza e convicção de que nós estamos no caminho certo. Quero desejar ao Rieth e aos pró-reitores, sucesso e bênção de Deus. Com certeza Deus está presente neste trabalho, e se olharmos nossa história recente, esteve presente em muitos momentos", comentou.

O presidente do Conselho de Administração da mantenedora, Rogério Diolvan Malgarin, fez o agradecimento em nome da Aelbra à dedicação com que Marcos Ziemer conduziu sua trajetória como reitor da Ulbra. "Em todos os momentos da Instituição, Ziemer tornou mais tênues as dificuldades e comandou a implementação de importantes mudanças com maestria", asseverou.

O presidente da Associação dos Docentes da Ulbra (Adulbra), Angelo Prando, destacou a qualidade da relação mantida com a Reitoria na gestão de Marcos Ziemer. "Tivemos total transparência nos debates acerca dos temas ligados à docência. Participamos intensamente da formulação do novo projeto institucional da universidade. Agradeço, em nome dos professores do ensino superior da Rede Ulbra, pela forma democrática como pudemos apresentar as nossas demandas e apresentar soluções."

Ricardo Willy Rieth agradeceu ao Conselho de Administração e à Presidência da mantenedora Aelbra pela oportunidade de conduzir o avanço do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), elaborado sob a condução da Reitoria, na gestão de Marcos Ziemer, com a participação dos docentes, colaboradores, estudantes e comunidade externa. "Temos orgulho de sermos a maior universidade gaúcha em número de alunos matriculados. Nossos alunos vêm de todas as classes sociais e isso reforça a nossa responsabilidade como instituição de ensino", completou. E concluiu sua fala dirigindo-se aos membros do Conselho Universitário, lembrando a participação de todos na construção do programa de Reestruturação Pedagógica e no planejamento da nova plataforma para educação a distância, dentre outros projetos.

Sobre o novo reitor

Ricardo Willy Rieth possui graduação em Ciências Sociais/Bacharelado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, graduação em Teologia/Bacharelado pelo Seminário Concórdia, de Porto Alegre, doutorado em História da Igreja (Kirchengeschichte) pelo Instituto de Estudos em História da Baixa Idade Média e da Reforma da UniversItät Leipzig, Alemanha e pós-doutorado pela mesma instituição. É docente no Programa de Pós-graduação em Educação (Mestrado/Doutorado) da Ulbra. De 2009 a 2011, foi pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários. De 2011 a 2012, exerceu a função de pró-reitor de Graduação. De 2013 até novembro de 2014, foi pró-reitor Acadêmico. Desde novembro de 2014, era vice-reitor da universidade.


Correio de Gravataí
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE