Olá leitor, tudo bem?

Use os í­cones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, ví­deos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.
VOLTAR
FECHAR

Av. Dorival Cândido Luz de Oliveira, 6423 (parada 63) - Monte Belo - Gravataí - CEP: 94050-000
Fones: (51) 3489-4000

Central do Assinante: (51) 3600.3636
Central de Vendas: (51) 3591.2020
Whatsapp: (51) 99101.0318
PUBLICIDADE
Tecnologia
Brecha no Android

Usa cartão SD no celular? Cuidado!

Falha de segurança foi detectada pela empresa especializada Checkpoin
13/08/2018 18:13 13/08/2018 18:13

Divulgação
Símbolo do Android Marshmallow, próximo sistema operacional para dispositivos móveis da Google
Se você tem smartphone com Android e usa cartão microSD, tome cuidado com uma falha de segurança que acaba de ser descoberta. A empresa Checkpoint, especializada em segurança digital, anunciou no congresso Defcon que identificou uma brecha no sistema operacional que atua no gerenciamento do cartão. O defeito fica no chamado firmware, o sistema que vem dentro dos aparelhos, e permitiria que hackers tenham acesso ao telefone, roubem dados e até assumam o controle do smartphone.

A falha fica no gerenciador de permissões para o controle da memória expandida de armazenamento, aquela que é ativada quando o usuário usa um cartão microSD para aumentar o espaço disponível. Por causa de um problema de segurança, um código malicioso pode ser usado para acessar o sistema inteiro do aparelho a partir desta falha.

De acordo com a Checkpoint, o problema só pode ser explorado mediante código embutido num app de gerenciamento de armazenamento.

COMO EVITAR

* Nos próximos dias as fabricantes de aparelhos e o Google devem lançar atualizações de sistema para corrigir a falha. Se você tem o telefone configurado para atualizações de sistema automáticas, elas devem entrar sozinhas. Se você está no modo manual, esteja atento para avisos de atualização urgente de segurança.

* Como a falha só pode ser explorada a partir de um app, não instale aplicativos que foram adquiridos fora da loja oficial do Android, a Google Play. Se você já instalou algum gerenciador de armazenamento que foi adquirido fora do Google Play, desinstale ou não use nos próximos dias.


Correio de Gravataí

Tecnologia

por André Moraes
andre.moraes@gruposinos.com.br

André Moraes é editor de Tecnologia do Jornal NH. Sua experiência profissional inclui o jornalismo de divulgação científica, publicações técnicas e reportagem de tecnologia.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE