O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) abriu concurso para 411 vagas de nível médio e superior em todo o País, com salários de R 3.400,00. Mesmo no nível superior, há cargos para os quais basta ter qualquer graduação. As vagas são para analista, técnico e auxiliar institucional. As funções vão desde tarefas administrativas até elaboração de laudos e pareceres.
No site do Iphan, o órgão detalha a própria missão: "O quadro técnico do Iphan – distribuído entre a sede em Brasília, 27 superintendências estaduais, 37 escritórios técnicos, incluindo os Parques Históricos Nacionais e seis unidades especiais – é responsável por uma ampla gama de atribuições constitucionais e legais, como identificação, reconhecimento, salvaguarda e fiscalização do Patrimônio Cultural Nacional, proteção dos Sítios Arqueológicos e Reservas Técnicas, preservação de acervos documentais e bibliográficos, identificação da diversidade linguística, gestão do Patrimônio Genético, execução de projetos e obras de intervenção em bens e conjuntos tombados, gerenciamento dos programas PAC das Cidades Históricas e Agora é Avançar, aprovação, fiscalização e apuração de prestação de contas de Convênios e processos de Lei de Incentivo à Cultura, ações educativas, assistência técnica e monitoramento do Patrimônio Mundial, e definição da Política de Patrimônio Cultural no Brasil."
As inscrições podem ser feitas neste site. As taxas são de Nível superior: R$ 117,00 para as vagas de nível superior e R$ 84,00 para as de nível médio. As provas serão em 26 de agosto.