Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.
VOLTAR
FECHAR

Av. Dorival Cândido Luz de Oliveira, 6423 (parada 63) - Monte Belo - Gravataí - CEP: 94050-000
Fones: (51) 3489-4000

Central do Assinante: (51) 3600.3636
Central de Vendas: (51) 3591.2020
Whatsapp: (51) 99101.0318
PUBLICIDADE
Turismo

Vamos passear no rio Gravataí?

Agência de turismo irá agendar passeios no catamarã
07/03/2018 10:09 07/03/2018 10:09

Barco escola

Se você é daqueles que gosta de curtir um bom passeio e ficar em meio a natureza curtindo o silêncio e a tranquilidade, sem ter que gastar muito? Pois bem, temos uma ótima dica para você e sua família ou amigos. Mas antes de tudo, qual a sua impressão sobre o rio Gravataí? Você o conhece de verdade? Sabe que ele possui uma grande área de preservação ambiental e, que de todo seu trecho 70% são de águas limpas livre dos esgotos das cidades que suas margens percorre.

A dica do Correio de Gravataí e Diário de Cachoeirinha é para os passeios no Catamarã, da Associação de Proteção da Natureza do Vale do Gravataí (APN-VG) que podem ser agendados por grupos diversos. A embarcação possui tecnologia de ponta para navegação com assentos para até 60 pessoas, coletes salva vidas e um sonar que faz a batimetria do rio, indicando a profundidade por onde passa e ainda, mostra os peixes que estão em sua volta. O passeio percorre 16km, sendo que 4 deles são na Área de Proteção Ambiental do Banhado Grande.

O Catamarã é oriundo de um projeto que a entidade foi contemplada junto à Petrobrás, no qual foi desenvolvido o programa Rio Limpo, que fomentou a educação ambiental e o contato direto com o rio Gravataí para mais de 88 mil pessoas, sendo a grande maioria de estudantes das redes públicas de ensino. O projeto foi encerrado em 2016, após cumprir suas metas e atualmente, o Catamarã se tornou um patrimônio da entidade que ainda desenvolve atividades do Rio Limpo e também passou a disponibilizar passeios para o público em geral.

O presidente da APN-VG, Sérgio Cardoso, revelou que a entidade fez uma parceria com uma agência de turismo local para agilizar e organizar os passeios, principalmente para empresas e grupos particulares. “Somos uma associação que agora conta com uma grande ferramenta de educação ambiental. Passamos o ano passado cuidando dos agendamentos e organizando passeios, mas isso tomou um curso, no qual estávamos nos desviando do caminho e das atuações da APN-VG. Por isso, fechamos uma parceria com a AldeiaTur para melhorar essa organização e dar mais atenção às pessoas até a hora do passeio”.

Cardoso revela que, mesmo com o ingresso da agência, os passeios seguirão o mesmo perfil, no qual guias vão apresentando localidades do rio e falam sobre as características da água, fauna e flora do trajeto. “A AldeiaTur vai facilitar o acesso da comunidade em geral e principalmente empresas, pois ela pode emitir nota fiscal. Os passeios ainda estão restritos a grupos com um valor total fixo. Não é nosso objetivo fazer do Catamarã um barco de evento ou de entretenimento que um ou outro cliente deseje. Seguiremos focados com a educação ambiental, ao mesmo tempo que o passeio oferece lazer a quem o faz”.

Plano de negócios e o Pier

Com o objetivo de potencializar e dinamizar a administração do sobre o Catamarã, a APV-VG contratou uma assessoria de está desenvolvendo um plano de negócios para dinamizar e qualificar os serviços. “Faremos alguns estudos e montaremos um meio que as viagens se tornem viáveis e com mais frequência, porém com métodos que envolvam menos a diretoria nas questões administrativas e burocráticas, afinal não somos uma empresa que visa o lucro”.

A construção do pier, nas margens do rio no Parque dos Anjos, deve alavancar as atividades do catamarã. Com mais de um milhão de reais, oriundos da Consulta Popular do Governo do Estado, a obra de revitalização estar concluída até o final de 2018 e será o local oficial para as saídas dos passeios. “O pier deve dar mais qualidade e facilidade para as pessoas acessarem o catamarã. Por enquanto, seguimos no Passo dos Negros, que já é um belíssimo local.”


Agendamento

A APN-VG está tratando apenas de cuidar os passeios que envolvam alunos das redes públicas de ensino e em alguns casos com organizações sociais. Para esses dois públicos o passeio tem preço fixo. “Ainda seguimos fazendo o mesmo trabalho do projeto Rio Limpo, com enfoque social. A agência cuidará de todos os outros públicos e ela definirá os valores com as devidas tributações”.
Contato: apnvg.agendabarco@gmail.com | whatsapp: (51) 99914-4433
AldeiaTur: (51) 34849516 | www.aldeiatur.com.br

O Catamarã

A embarcação tem 12 metros de comprimento por 5,4 de largura. Construído em fibra, madeira e alumínio, possui dois motores a gasolina, de 60 hp cada um. Ele possui cobertura em 50% de sua área, bancos em pares, com alojamento de coletes salva vidas para todos os passageiros e tripulantes, conforme as normas da Capitania dos Portos.
O catamarã fica atracado junto as margens do rio Gravataí, na localidade do Passo dos Negros, no bairro Cavalhada, em Gravataí.


Correio de Gravataí
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE