Jornais
FECHAR
  • Jornal NH
  • Jornal VS
  • Diário de Canoas
  • Jornal de Gramado
  • Diário de Cachoeirinha
Grupo Sinos
Correio de Gravataí
Publicado em 13/08/2015 - 10h00
Última atualização em 13/08/2015 - 11h22

Justiça suspende liminar e MEC divulga pré-selecionados no Fies

Em função do atraso, cronograma também foi prorrogado em um dia

Agência O Globo

Brasília - A Justiça Federal suspendeu a liminar que suspendia a divulgação da lista de pré-selecionados no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e a relação foi liberada nesta quinta-feira (13) pelo Ministério da Educação (MEC). A consulta pode ser feita no site do programa.

O resultado deveria ter sido divulgado na segunda-feira, mas uma liminar da 15ª Vara Federal da Seção Judiciária do Distrito Federal suspendeu a divulgação. Na tarde de quarta-feira, porém, foi suspensa essa liminar, que havia sido concedida em favor da Anima Educação, que questionou a distribuição de vagas. 

Em função do atraso, o cronograma também foi prorrogado em um dia, de acordo com o site do Fies. Agora, os estudantes pré-selecionados na chamada única deverão acessar o Sisfies e concluir sua inscrição para contratação do financiamento no prazo de 14 a 23 de agosto. 

Ao todo, serão ofertadas 61,5 mil vagas. Com o Fies, os estudantes financiam cursos superiores em instituições privadas de ensino superior e têm até três anos depois de formados para quitar o empréstimo. Ao longo do curso, os alunos pagam parte da mensalidade de acordo com a faixa de renda familiar. Todos os beneficiados pelo Fies têm 5% de desconto nas mensalidades dos cursos. Esta é a primeira edição do Fies em que começam a valer as novas regras do programa.

Pelas novas regras, a oferta de vagas vai priorizar cursos das áreas de engenharia e saúde e a formação de professores, assim como aqueles com conceitos 4 e 5 na avaliação do Ministério da Educação (MEC), que vai até 5.

 

Publicidade