Jornais
FECHAR
  • Jornal NH
  • Jornal VS
  • Diário de Canoas
  • Jornal de Gramado
  • Diário de Cachoeirinha
Grupo Sinos
Correio de Gravataí
Publicado em 20/04/2014 - 12h46
Última atualização em 20/04/2014 - 12h48

Xadrez entra nas tendências de inverno com pegada fashionista

Influência da moda grunge contribui para que ele entre com força e expressão na estação que vem por aí

Francine Pujol - fran.pujol@gruposinos.com.br

Foto: Divulgação
O xadrez não é nenhuma novidade nas coleções de inverno. Pelo contrário, ele faz parte do hall das padronagens clássicas da estação fria. Porém, nesta temporada de 2014, ele adiciona a sua característica tradicional, a pegada fashionista. Entre os motivos dele ter voltado a aparecer com força e expressão nas propostas de moda, tanto femininas quanto masculinas, está a referência e a influência da moda grunge que tomou conta de muitas coleções de marcas de vestuário e acessórios nacionais. Entre as peças, atenção para as camisas de flanela e os abotinados com partes em xadrez, que normalmente trazem o vermelho como sua cor principal. Conheça a seguir alguns artigos, para homens e mulheres, que logo invadirão as ruas de todo o País.
 
Fashionista x Clássico

Pensando na pegada tradicional que as peças em xadrez têm dentro do guarda-roupa masculino, fica até complicado pensar em como transformá-las em artigos fashionistas no look, não é mesmo? Para eles, uma boa pedida para tornar estes materiais clássicos em grandes companheiros de uma produção antenada e saber combiná-los com outras peças de vestuário e acessórios arrojados. Nestes últimos é que pode estar a grande inovação. Um bom exemplo são os calçados e os chapéus que exploram padrões de xadrez em sua composição.
 
Eles podem compor um look moderno com maestria e levar o toque da padronagem para o dia a dia masculino com muita criatividade. Para as mulheres, dando uma olhada nas novidades das coleções de inverno que já estão chegando nas lojas, tornar este tipo de padronagem mais moderna parece bem mais fácil. Afinal, a gama de opções é infinitamente maior.
 
Para as mais jovens e descoladas, uma camisa xadrez pode ser amarrada na cintura e, voilà: o grunge e o xadrez ganham espaço na produção. Para as mulheres mais conservadoras, o estilo Pé de Galinha, em sua versão clássica em preto e branco, surge como uma ótima alternativa em diversos tipos de modelagens.
 
Tipos de xadrez

Tartã: é considerado um dos mais antigos tipos desta padronagem. É também conhecido como xadrez escocês e geralmente é constituído por cores clássicas como verde, vermelho e preto.
Madras: originária da Índia, esta estampa é caracterizada por linhas mais estreitas e cores mais vivas e, por isso, é muito utilizada nas roupas para o verão.
Argyle: comum nas estampas de suéteres de lãs, é um tipo de xadrez formado por losangos transpassados por linhas.
Buffalo check: bastante semelhante ao xadrez tartã, este tipo se difere pelo tamanho maior das linhas e pela combinação clássica de vermelho e preto.
Vichy: é um padrão composto por quadradinhos menores, que se tornou clássico na cozinha, com as toalhas de mesa.
Pied-de-Poule: o xadrez “Pé de Galinha” aparece sempre em duas cores e em tamanhos pequenos ou grandes. Sua versão em preto e branco é a mais clássica.
Príncipe de Gales: com linhas mais estreitas e quadrados mais sutis, é um padrão muito elegante, muito usado na alfaiataria e suas versões mais sóbrias.

Publicidade