Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.
VOLTAR
FECHAR

Av. Dorival Cândido Luz de Oliveira, 6423 (parada 63) - Monte Belo - Gravataí - CEP: 94050-000
Fones: (51) 3489-4000

Central do Assinante: (51) 3600.3636
Central de Vendas: (51) 3591.2020
Whatsapp: (51) 99101.0318
PUBLICIDADE
Semana Farroupilha

Chimarrão e carne à vontade em Gravataí

Tradicionalistas se reúnem até o dia 20 em acampamento na Morada do Vale 1


Bruna Aquino/GES-Especial
Acampamento fica em área na rua Alfeu Leti e conta com 32 piquetes
Em 2012, era apenas um churrasco como forma de agradecimento ao carinho recebido de amigos após um problema cardíaco que acometeu seu idealizador, Jorge Leal. Hoje, o Acampamento Farroupilha de Gravataí chega à 6ª edição e leva novamente o resgate da cultura gaúcha para o bairro Morada do Vale 1.

Trinta e dois piquetes espalhados em uma área localizada na rua Alfeu Leti oferecem o que o RS tem de melhor quanto a costumes e culinária. Na agenda se destacam palestras sobre as tradições, roda de chimarrão e muito churrasco, tudo para trazer um pouco do campo à cidade. “Aqui parece que não estamos na cidade. Queremos contribuir com a cultura do nosso município, Estado e bairro, que virou uma cidade”, diz Jorge, mostrando-se realizado com o acampamento.

Piquete do idealizador

Bruna Aquino/GES-Especial
"Aporreados do Vale" é o piquete do idealizador do acampamento, Jorge Leal
Organizador do evento, Jorge é patrão do piquete “Aporreados do Vale” e está acampado desde o dia 1º. “O termo aporreado vem do cavalo chucro e Vale é o habitat do cavalo aporreado e a nossa região."

Segurança acima de tudo

Bruna Aquino/GES-Especial
Extintores estão instalados dentro do piquete
Na entrada do piquete “Aporreados do Vale”, uma coisa chama a atenção: quatro extintores. Questionado sobre os equipamentos, Jorge afirma que foi uma preocupação própria a instalação dos extintores.

Aporreados do Vale repleto de atividades

Cada piquete tem sua programação dentro do acampamento. No “Aporreados do Vale”, Jorge abrirá oficialmente os trabalhos da Semana Farroupilha. Às 17h, está prevista a chegada da Chama Crioula ao local. Entre as atividades do piquete estão almoços, apresentação de músicos, roda de chimarrão e palestras sobre diversos temas relacionados à cultura gaúcha, como fogo de chão, encilha de cavalo, chimarrão e churrasco no espeto de madeira.

Ainda tem gente chegando

Bruna Aquino/GES-Especial
Piquete está sendo erguido logo na entrada do acampamento
Centenas de pessoas estão reunidas no local para manter viva a tradição gaúcha, mas ainda tem gente querendo se juntar aos já acampados para celebrar o 20 de Setembro. Logo na entrada, um novo piquete foi erguido no Acampamento Farroupilha.

"Não basta morar na frente"

Bruna Aquino/GES-Especial
As amigas e vizinhas Naura Kuhn e Rosa Cruz moram em frente ao acampamento, mas fazem questão de ficar no local até o dia 20
As amigas e vizinhas Naura Kuhn da Silva e Rosa da Cruz moram na rua Alfeu Leti, exatamente na frente do acampamento. Mas para a dupla, estar perto não tem o mesmo significado e, por isso, elas ergueram o “Piquete das Gurias” e aproveitam o segundo ano de participação. “É importante valorizar, resgatar a tradição. Por isso estamos aqui”, conta Rosa. No local, o que mais chama a atenção é o fogão campeiro, feito de barro, onde as amigas garantem que sai muita comida boa. “Muito chimarrão e uma comida gostosa. Isso não tem preço que pague”, completa Naura.




PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE