Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.
VOLTAR
FECHAR

Av. Dorival Cândido Luz de Oliveira, 6423 (parada 63) - Monte Belo - Gravataí - CEP: 94050-000
Fones: (51) 3489-4000

Central do Assinante: (51) 3600.3636
Central de Vendas: (51) 3591.2020
Whatsapp: (51) 99101.0318
PUBLICIDADE
Responsabilidade Empresarial

Dana: melhoria contínua e engajamento

Solução de Problemas em Equipe para melhorar a eficiência e competitividade

Bruna Aquino/Bruna Aquino/GES-Especial
Márcio Demoliner, Joel Farias, Gerson Prestes, Marcelo Aguiar, Luciano Simões, Natanael Farias, Sandro Mello, Rodrigo Cardoso e Sérgio Fraga

Divulgação
Equipe Articulação, vencedora na Categoria Estande: Anselmo Calleti, Gilberto Santos, João Batista e Tiago Coletto
Ouvir com atenção e cuidado sugestões de melhorias no âmbito da linha de produção e demais atividades corporativas e premiar os idealizadores de soluções simples e eficientes. Os dois objetivos compõem a visão de valorização de colaboradores que a Dana promove através do SOPE (Solução de Problemas em Equipe). O programa existe há mais de 30 anos na Dana Brasil e estimula o envolvimento dos colaboradores. Através de projetos, montados por equipes, é possível participar diretamente na melhoria dos processos, gerando ganhos em segurança, ergonomia, qualidade, produtividade, meio ambiente ou outros aspectos ligados ao sistema produtivo. A coordenadora do Programa de Melhoria Contínua, Katiuze Denti, acredita que o grande diferencial que a Dana Brasil tem em relação às demais unidades no mundo é justamente o SOPE. “Ele é a base do sistema DOS (Dana Operating System) e dá possibilidade ao colaborador, tanto do chão de fábrica quanto das áreas de apoio, mudarem o seu processo. Enquanto faz isso, trabalha com as ferramentas do sistema operacional, começa a desenvolver um pensamento lógico, se autodesenvolve, além de permanecer altamente engajado."

Premiação

O SOPE 2017 contou com premiação para as equipes das unidades de: Gravataí, Diadema e Sorocaba. Os dois primeiros lugares de cada categoria ganharam viagens de lazer. Já “o campeão dos campeões”, como citou Katiuze em referência ao vencedor nacional, recebeu como prêmio a viagem para disputar o UBQ.

Reconhecimento

Arquivo/Arquivo/GES
Nelson Wagner, Diretor de Excelência Operacional
O Concurso Nacional Interno de SOPE, promovido anualmente, é uma maneira de reconhecer os profissionais dedicados à melhoria contínua dos processos. O evento promove e divulga os avanços conquistados através do SOPE, que é um dos pilares do DOS (Dana Operating System), sistema que promove a cultura de alta performance na Dana. O destaque deste ano vai para a primeira edição do concurso nacional ocorrido em Gravataí, no mês de abril, na sequência dos concursos regionais. Os projetos vencedores das unidade de Gravataí, Sorocaba e Diadema participaram de concurso interno em nível Brasil pela primeira vez, como ressaltou o Diretor de Excelência Operacional, Nelson Wagner, “Tínhamos concursos isolados em cada uma das plantas e este ano acabamos juntando os vencedores de cada uma das unidades – Gravataí, Diadema e Sorocaba – aqui em Gravataí para fazermos o nosso concurso nacional.” A participação de colaboradores de São Paulo proporcionou, segundo Nelson, uma importante troca de experiências. “O concurso nacional foi muito bom e positivo para compartilhar realmente esse conhecimento que o pessoal de Gravataí tem com o pessoal de Sorocaba e Diadema e também para o pessoal daqui conhecer o jeito do pessoal de lá pensar e fazer esse tipo de trabalho.”

Integração e oportunidade

Bruna Aquino/Bruna Aquino/GES-Especial
Katiuze Denti, Coordenadora de Programa de Melhoria
Na visão da coordenadora de Programa de Melhoria da Dana, Katiuze Denti, o principal propósito do SOPE é “tentar integrar cada vez mais as plantas”. Além dessa integração, o SOPE promove a coroação das equipes que apresentam as melhores soluções para problemas constatados na produção. “Além de uma oportunidade de compartilhamento de soluções, também é uma chance muito boa das pessoas se exporem à gerência, à diretoria”, acrescentou Nelson. Para ele, essa exposição é fundamental para que as lideranças da empresa conheçam melhor os funcionários e a realidade fabril.

O SOPE é peça fundamental nos esforços de melhoria contínua na empresa. O programa visa integrar todas as plantas da Dana no país. Neste ano, os vencedores do concurso Dana Brasil participaram, nos dias 27 e 28 de junho, do União Brasileira para a Qualidade (UBQ), evento nacional de projetos participativos que aconteceu em Belo Horizonte (MG), com a classificação da Equipe Articulação de Gravataí em terceiro lugar na categoria Estande.

Números SOPE da Dana Brasil em 2016

Quantidade de equipes inscritas: 291

Quantidade de projetos registrados: 2.946

Quantidade de Projetos concluídos no ano: 1.773

Quantidade de pessoas participando: 1.070


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE