Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.
VOLTAR
FECHAR

Av. Dorival Cândido Luz de Oliveira, 6423 (parada 63) - Monte Belo - Gravataí - CEP: 94050-000
Fones: (51) 3489-4000

PUBLICIDADE
Eleições 2017

Marco Alba: a mudança já começou

Com esse lema, o candidato do PMDB, Marco Alba, quer ir para seu segundo mandato

Katterina Zandonai/GES-Especial/
Marco Alba candidato busca o seu segundo mandato. Formado em Direito, já foi vereador, duas vezes secretário de Estado e deputado estadual por três vezes - no seu último mandato, foi o segundo mais votado na Assembleia Legislativa
O candidato do PMDB, Marco Alba, que governou a cidade nos últimos quatro anos, diz que concorre novamente “para Gravataí continuar avançando”. Em seu governo, ele avalia que “organizou a casa”. Lembra que foram pagos cerca de R$ 200 milhões em dívidas e que agora a Prefeitura está novamente regularizada para buscar novos recursos para obras e projetos. “Fizemos uma gestão responsável, que mesmo com as dificuldades financeiras cuidou das pessoas. Agora é hora de cuidar, também, da cidade”, decreta, revelando que planeja para seu segundo mandato obras de infraestrutura, “principalmente nas áreas da drenagem urbana e pavimentação, além de focar em ações para segurança”.

Aos 57 anos, Marco tem formação em Direito e já foi vereador, secretário de Estado por duas ocasiões e deputado estadual por três mandatos – no último deles, foi o segundo mais votado na Assembleia Legislativa. Como prefeito, exerce seu primeiro mandato.

Também orgulha-se de um governo pautado pela transparência, onde é possível acompanhar um orçamento realista, mantido com austeridade fiscal e financeira. O diálogo também é uma das metas, implantada por meio da Gestão Participativa e das reuniões com o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (Codes).

Educação

Essa é uma das áreas que mais receberam atenção do atual governo. Uma das propostas de Marco, é aumentar o número de vagas na Educação Infantil. Serão inauguradas pelo menos nove novas creches, gerando cerca de mil novas vagas.

Marco orgulha-se que, eu sua gestão, Gravataí teve a melhor avaliação da história do município no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). A gestão de Marco também investiu nos uniformes escolares para os 27 mil estudantes da rede municipal. Também entregou o novo prédio da Escola Idelcy Silveira Pereira, além da realização de obras em diversas outras unidades – muitas delas ganharam quadras poliesportivas e gradis.

Caso eleito, Marco quer construir o Centro de Educação Especial. Além disso, garante a conclusão das obras e inauguração de cinco Emeis. Também estão entre as propostas a modernização e ampliação de prédios escolares, manutenção do programa Uniforme Escolar Para Todos e do modelo pedagógico Aprende Brasil e, ainda, a retomada de obras de Emeis abandonadas.

Saúde

A saúde é uma das áreas prioritárias do atual governo, garante Marco, lembrando que 25% dos recursos do Município são investidos na saúde – a obrigação legal é 15%.

Entre as metas projetadas está a conclusão das obras e inauguração da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) das Moradas, além de outras unidades de saúde. A implantação da Central de Especialidades Médicas é outra proposta de Marco.

Também são planejadas as inaugurações de novas Unidades de Saúde da Família. “A saúde preventiva é fundamental. No nosso primeiro mandato, passamos de uma abrangência de 24% para 55% nessa área. Vamos continuar avançando e queremos chegar em 80%”, projeta.

A consolidação do teleagendamento para consultas médicas, processo já iniciado por ele, para todas as unidades básicas de saúde do Município é outra meta de Marco.

Segurança

Marco defende que seu governo é o que mais investiu em segurança no Município, destacando, entre outros pontos, a reativação do Gabinete de Gestão Integrada, que une ações da Guarda Municipal com a Brigada Militar e Polícia Civil.

Tem como metas para continuidade de seu governo, caso reeleito, a construção de um novo centro integrado de videomonitoramento. “E vamos ampliar o número de câmeras de vigilância, para implantação do cercamento eletrônico na cidade”, diz.

Também pretende criar o Fundo Municipal de Segurança Pública, para garantir maiores investimentos para área. Outra proposta do candidato à reeleição é a ampliação do Grupamento de Policiamento Comunitário e a contratação de 40 novos guardas.

Mobilidade urbana

Marco lembra que garantiu, por meio de recursos do BRDE e CAF, investimento de R$ 110 milhões que serão aplicados na continuidade de seu governo. O programa “Cuidando da Cidade” contemplará mais de 100 trechos urbanos com pavimentação, entre outros pontos.

Também diz que vai asfaltar a “Rota Turística”, ligando a BR-290 (free way), no trevo da GM, à RS-030 e a Estrada José Arthur Soares, a rodovia que liga à RS-030 na Morungava, um novo caminho para Serra.

Também diz que não medirá esforços para viabilizar a duplicação das pontes do Parque dos Anjos. Também estão entre as propostas do candidato do PMDB a ampliação das ciclovias, citando como exemplo a Avenida Brasil. Diz ainda que quer implantar o Plano de Mobilidade Urbana.

Desenvolvimento econômico

Marco promete manter o orçamento realista, com austeridade fiscal e financeira, garantindo a execução orçamentária responsável e transparente. A construção de um novo centro administrativo e a ampliação dos serviços online da Prefeitura também são prometidas. Além disso, diz que serão fortalecidas as ações de diálogo e transparência com a sociedade por meio do Codes e da Gestão Participativa. Ele também aposta no investimento em novas áreas que movimentem a economia, como o turismo.

Água

Uma ação rigorosa prometida por Marco é a abertura de um novo processo de seleção de empresa para cuidar do abastecimento de água e do saneamento do Município. Também diz que dará continuidade ao processo de regularização fundiária nas áreas consolidadas e ainda não atendidas.

O vice

Divulgação/
Áureo Tedesco, o vice
Áureo Tedesco é comerciante, casado com Cristine Oliveira Tedesco e pai de três filhas. Há 25 anos reside na Morada do Vale, onde é proprietário de uma agropecuária. Integrou a diretoria do Sindilojas e é uma liderança na região das Moradas. No ano passado, elegeu-se vereador pelo PSDB. Ele acredita que, ao lado de Marco, poderá colocar em prática políticas para o desenvolvimento de Gravataí.



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Capa do dia

FOLHEIE O SEU JORNAL PREFERIDO NA TELA DO SEU COMPUTADOR.

ACESSE ASSINE AGORA
51 3600.3636
CENTRAL DO ASSINANTE

51 3591.2020
CENTRAL DE VENDAS DE ASSINATURAS