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Para emergências

UPA de Gravataí começa a atender a população

No entardecer desta quarta-feira, a unidade recebeu primeiros pacientes

Dilea Fronza/
A primeira Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) 24 Horas do município iniciou o atendimento às 19h40 desta quarta-feira, dia 15. Antes dos trabalhos iniciarem, algumas autoridades municipais participaram de uma cerimônia.

A UPA é uma clínica para atendimentos de urgência e emergência. “O atendimento de rotina, o preventivo, acontece nas unidades de saúde. Aqui é para quem está realmente precisando e não pode esperar, tanto que a primeira coisa que acontece com o paciente quando ele chega na unidade é passar pela classificação de risco”, explica o secretário de Saúde Laone Pinedo.

Na unidade, clínicos gerais e pediatras fazem o atendimento. Casos de traumatologia seguirão sendo atendidos no Pronto Atendimento 24 Horas.

São 80 profissionais irão atuar na unidade que tem uma expectativa de receber 170 pacientes por dia. Uma clínica médica foi contratada de forma emergencial para atender os pacientes e um edital já está aberto para a contratação. “Esta clínica deve permanecer até 180 dias quando acontece a licitação”, explica Laone.

Com relação ao 24 Horas, o secretário diz que ele passará por ajustes e o atendimento segue normal. “Aos poucos as regiões serão divididas. Moradores da Zona Norte irão para o 24 Horas e da Sul na UPA. Depois teremos a UPA das Moradas. Na próxima semana, obras de melhorias iniciarão no posto próximo à RS-118.

Maior investimento em saúde da história

Dilea Fronza/
O secretário Laone, o deputado federal Jones Martins, o vereador Alisson Silva e o prefeito interino Nadir Rocha ressaltaram, em suas falas, a importância da UPA. “Este é o maior investimento da história da saúde pública de Gravataí e será um local de acolhimento”, salientou Laone.

Primeira paciente é vizinha da UPA

A aposentada Nilda Kulmann, 62 anos, recebeu a ficha número um na recepção da UPA. Moradora da Cohab, ela foi a primeira paciente a ser atendida no novo prédio. “Fiquei muito feliz quando soube que teria uma UPA aqui perto. Tomara que o atendimento seja bom”, afirma.

A procura pela unidade de saúde se deu pela dificuldade em conseguir caminhar, em função de uma bolha que crescia no seu pé. “Eu já tinha ido no 24 Horas e não resolveu. Espero que aqui deem um jeito”. O atendimento foi rápido. Em menos de 20 minutos ela já estava com o diagnóstico e a orientação para buscar um cirurgião, visto que um cisto cresce na região. “Muito bom. Gostei. Dizem que vassoura nova varre bem. Espero que seja só um ditado e que o atendimento seja assim sempre”, concluiu.


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